domingo, 26 de janeiro de 2025

 

Mandei ontem esta carta ao director do Publico, duvido que seja aceite para publicação. Fica já aqui

"A pouca vergonha institucionalizada

Salvaguardo a hipótese da noticia que ouvi ser falsa. Mas se a situação for mesmo como acabei de ouvir num noticiário, enquanto o Governo preparava a lei sobre a ocupação urbana dos solos rústicos, já de si uma vergonha,  o Secretário de Estado - por acaso do Ordenamento- criava uma empresa  familiar para tratar de urbanismo e de ...propriedades rústicas.
Já escrevi há tempo que a passagem do Ordenamento do Território  (OT) do Ministério do Ambiente para o outro Ministério não era inocente - sob a forma encapotada de permitir mais habitação para os portugueses, estava a dar a possibilidade de negociatas da REN e da RAN com as Autarquias, e como o critério  de ocupação é meramente politico, quem sabe quais a autarquias que seriam privilegiadas...
O OT é uma base  fundamental da Politica de Ambiente, e foi sempre assim desde que, após o 25 de Abril de 74 , essa politica foi veiculada por todos os Governos;  assim  se tornou possível impedir o desordenamento do nosso espaço biofísico e ao mesmo tempo, com a criação do Sistema Nacional de Áreas Protegidas, salvaguardou-se o outro pilar ambiental que é  Conservação da Natureza. Ora  um dos tradicionais Partidos que estiveram  em  governos  foi o PSD, sempre muito mais vincadamente ambientalista - é preciso reconhecer -  que o PS; perante a actual situação o que pensará um Carlos Pimenta,  só para referir um nome de referência ? 
Não admira que perante a justificação, embora  falaciosa,  de que a lei dos solos rústicos tem a finalidade de baixar o custo da habitação ( quem é que acredita  nisso, hem ?) o PS acabou por  viabilizar a lei, pudera não..."


terça-feira, 21 de janeiro de 2025

A falta de vergonha ao Poder

Trump lá foi empossado com uma histriónica, se não fosse trágica, encenação.

Custa-me a entender como é que as pessoas normais, quero dizer as pessoas com uma estrutura mental  corriqueira, sem especificidades,  sejam  de direita ou de esquerda,  não conseguem escrutinar nesta avis rara  um insano, anormal, produto hoje da idade e de uma mentalidade doentia.  

Que dizer dos milhões de norte-americanos que o escolhem doentiamente,  saindo de uma campanha  que  foi mórbida, absolutamente desprovida de razão ?

Vamos passar por uns anos aflitos, embora nem todos os disparates que ele ameaça realizar se venham a concretizar.

Putin deve estar a esfregar as mãos porque também   ele  é mórbido e hipócrita, e sabe aproveitar os lapsos e as facilidades políticas que os trumpistas vão  conceder. Quem haveria de dizer - resta-nos a China para pôr entraves aos disparates que os EUA vão protagonizar.


sábado, 18 de janeiro de 2025


O início de  uma nova era 

Amanhã inicia-se uma nova era da História do Mundo - a tomada de posse como Presidente dos EUA do execrável Trump, com todas as promessas de negócios e trafulhices e alteração das regras da justiça democrática. E pior ainda do que ele é a cambada que ele trás consigo.

A Internacional fascista tem amanhã o seu primeiro grande dia de glória e pelo mundo fora os arregimentados da autocracia mundial  começam a reorganizar-se e a quererem tomar posição.

Vamos assistir a grandes ataques a tudo o que significar  liberdade democrática e testemunhos da verdade porque haverá  garantia de que cada um terá a sua própria verdade, a desinformação ganha foros de verdade porque será verdade  apenas  a informação veiculada pelos arautos do Poder.

As facções fascistas e  neonazis começam a tomar posição na própria Alemanha (!!), em Itália e em vários países - e durante os próximos tempos ficaremos cada dia mais abismados com a chegada ao poder desses grupos que prometem o regresso da ordem e da autoridade, o combate férreo contra os emigrantes e a denúncia pidesca de todos quantos forem chamados de esquerda -  pois todos os que não se revejam nesta nova ordem  são de esquerda .

teremos que enquistar para ganhar resiliência...

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

 Há cada uma !!...

O Parlamento aprovou a separação das Uniões de Freguesia que o solicitaram.

Vejam lá, uma medida de alta justiça e que proporcionava  grande economia para o País  como foi a redução de freguesias, obra da autoria de um dos maiores estadistas que já passaram por um Governo português, foi  revogada por uma data de deputados oportunistas...

 Apenas votou contra esta  actuação antidemocracia  (...) a Iniciativa Liberal, porque recriar de novo tantas Juntas de Freguesia, é aumentar gravemente o peso do Estado - o que um bom liberal não pode suportar...

Muitas das terreolas donde desapareceram as Juntas de Freguesia, viram também sair os CTT, fechar escolas, ficaram sem qualquer acesso  para receberem as chorudas  reformas - tinham que se deslocar à nova sede  da União... - e que importância tem  isso para um bom liberal?

A paz judaica

Os judeus de Israel fingiram agora que aceitam o cessar  fogo na Palestina - e há quem acredite que vai começar a recuperação daquelas infelizes cidades e aldeias destruídas  por bombardeamentos assassinos. Não tardarão muitos dias para, sob qualquer pretexto de acção terrorista,   virem arrasar o que ainda ficou de  pé. Israel fez  e faz a politica de terra queimada pois quer ocupar todos aqueles territórios como seus, e só dessa maneira  fingem aceitar agora o cessar fogo. Veremos se é ou não é assim - daqui a algum tempo. Se é que os judeus chegam a cessar o fogo.

Mas mantém-se a hipocrisia dos países muçulmanos, alguns podres de ricos, que não mexem um dedo para ajudar os muçulmanos palestinos. O cheiro do dinheiro é mais forte - e desde que possam manter os seus investimentos com o fantoche do Trump e outros como ele, querem lá saber dos palestinianos...

A Internacional Fascista está no seu apogeu, o palhaço do Orban já deu o tom - mas porque é  que ele não abandona a UE e  se junta ao Putin numa super federação - se calhar assim vai recebendo dos dois lados...








quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

 Bem haja 2025

Começou 2025 com a continuação das mesmas tragédias que já vinham de trás.

Duas guerras  estúpidas, mais estúpidas ainda do que são normalmente as guerras, a não ser quando nos forçam a lutar pela nossa independência. 

É o que faz a Ucrânia. que luta desesperadamente contra a invasão russa. Uma guerra na Europa no século XXI  só pela decisão de um louco fascista, autoproclamado neo-czar, em eleições "democráticas, livres e independentes" como são as dos fascistas e dos comunistas.  A este propósito já se disse que se  K. Marx voltasse cá no tempo do leninismo e do maoismo, não seria comunista perante a total ausência de fazer chegar o povo ao Poder através dum aparelho restritivo que sufocava a maioria a favor de  uma minoria do aparelho dirigente.  Depois há uns tipos cheios de azar que caiem das janelas dum 4ºandar, outros são envenenados por tóxicos de grande  subtileza -  e até o inspirado chefe do grupo Wagner caiu na esparrela de acreditar no seu "chefe"   que  se serviu dele enquanto lhe interessava  e entrou com todos os seus lugares-tenentes no mesmo avião que - por azar a ser ainda investigado- (certamente falha do motor) explodiu e morreram todos, até o pobre do piloto que não teria culpas  no cartório.

Depois temos a chacina dos palestinos, em que cada terrorista do Hamas morto vale por uns 10 a 20 civis sem culpa que são mortos -outro facínora Netanyahu , à frente do poder bélico e fascista  de Israel e que,  para fugir à prisão que lhe cai em cima se a guerra acabar, não faz guerra, faz terrorismo de Estado, ao nível do pior que Hamas e outros grupos  terroristas praticam. E não é so a esquerda que fala como eu estou aqui a fazer, até o Papa já disse que aquilo não é guerra, é apenas chacina -mas acho que o Papa também  é da esquerda... 

Depois temos milhões a morrerem de fome, de doença, de abandono, em África, na América latina e quantos a gente nem sabe!

.....

As autocracias continuam a aumentar, neste período do ciclo de civilizações que varrem o planeta décadas em décadas, sempre nos períodos que antecedem ou coincidem com uma guerra-

E tudo vai piorar depois de 20 de janeiro quando o  Trump tomar de novo posse como Presidente dos EUA 

....

Eu sou um queiroziano , fico satisfeito com a trasladação do corpo para o Panteão. Já que este existe, pois que seja para quem merece lá estar e o Eça é imortal nas ideias que deixou e no espírito com que viveu o seu tempo!!