segunda-feira, 7 de outubro de 2019

A espuma dos dias

As eleições
Tal como se previa o PS ganhou as eleições e, ainda bem no meu entender, sem  maioria absoluta. A sede, o coração da democracia é o Parlamento e é ali que se deve discutir dia-a-dia toda a legislação. Sempre que há maioria absoluta de um partido ou de uma coligação, a Assembleia da Republica transforma-se numa caixa de ressonância da maioria, e as discussões são vãs, para encher calendário.
A legislatura agora a terminar foi, quer queiram quer não os  apaniguados da direita e os envergonhados da esquerda. um feito político relevante para toda a Europa - demonstrou que é possível com bom senso e vontade democrática, governar sem obedecer cegamente aos ditames do liberalismo imposto pela União Europeia. Acorda, esquerda europeia , começando aqui pela vizinha Espanha, aprendam a ser solidários e equilibrados !!
A  maioria do povo português que votara à esquerda já em 2o15  voltou a votar agora maciçamente no mesmo sentido  - os mandatos somados do PSD, do CDS, da Intervenção Liberal e do Chega ficam abaixo dos alcançados só pelo PS; se agora se juntarem o BE, a CDU e o Livre, a esquerda alcança maioria indiscutível, mesmo não contando com o PAN, Partido dos Animais e Natureza que mudou entretanto de designação e passou a ser  Pessoas, Animais e Natureza... É que a "natureza" deste partido deixa muitas dúvidas sobre as reais intenções ideológicas da gente que o dirige, não tanto dos que emocionalmente votaram nele; tenho muitos engulhos em considerá-lo de esquerda...
E agora todos se interrogam - vai voltar a geringonça? Uma coisa dessas vai voltar seja lá como for.
Mas há um aspecto que só ouvi de fugida um comentador falar e mais ninguém voltou ao assunto : António Costa afirmou que depois dos dois primeiros anos da nova legislatura, poderá usar  a bomba atómica, não terá sido esta mesmo a expressão que usou mas foi com este sentido.
Portanto aguardemos com calma a solução que sairá destas eleições, onde pouco se discutiram coisas fundamentais.
Ninguém falou na política florestal, que face ao estado caótico do território português, devia ter sido assunto crucial a discutir, pois é muito possível que o PS, surdo às ideias que o criticam e submisso ao lobby das celuloses,  continue com esta bagunça de reformas e contra reformas que não levam a nada.
A água  -  Ninguém discutiu o problema da água, e as tontices do Ministério do Ambiente asseguram sempre que está tudo controlado. Controlado como? Se as albufeiras continuarem a esvaziar a este ritmo, e tal vai acontecer dentro de pouco tempo se não caírem uns bons aguaceiros  JÁ,  como se vai abastecer a população concentrada ao longo do litoral em enormes manchas  urbanas ? Vão buscar a água onde?
Ninguém discute nem sequer fala na necessidade de caminhar rapidamente para a dessalinização da água do mar para abastecimento publico das populações urbanas de todo  litoral, em especial do Centro e do Sul. E não me venham falar de alarmismo, porque basta estar atento à evolução  das precipitações e do aumento gradual e prolongado das altas temperaturas para se perceber que é preciso muito mais que falar nos discursos  da alterações climáticas como uma coisa que há-de vir aí... Não, já aí estão !!
Agricultura - as Direcções Regionais de Agricultura estão remetidas a gabinetes de tratar da papelada para os sub subsídios, eu sei que estou a exagerar, mas é a sua principal tarefa. Desapareceu o Serviço de Extensão Rural para apoio de velhos agricultores e de novos agricultores ( mesmo que os houvesse...); e desapareceu a experimentação agrícola, basta ver a DR do Algarve com as instalações e estufas abandonadas, e os bons investigadores à espera da reforma... 
Isto é criminoso, bem prega o Prof. Duarte Santos  que as condições climáticas do Norte de África estão a saltar rapidamente para o sul da Península Ibérica porque ninguém o escuta. Eu regressei há dias da Argélia e é impressionante o esforço que por lá está a ser feito para aumentar a produtividade da agricultura, aumentando as áreas de culturas adaptadas às condições edafo-climáticas, com culturas de ciclo curto, métodos  eficientes de rega gota-a-gota, etc.E várias estações de dessalinização da água do mar, de que eu falo há vários anos e ninguém escuta - não tenho credibilidade para ser escutado pelas altas patentes que lideram os Ministérios que temos tido...
Nem os PAN, os Verdes ( verdes por fora e vermelhos por dentro como as melancias...), nem o PSD que tem historial positivo no capítulo do Ambiente, já nem o PS , claro, de que não se espera grande coisa neste domínio. E as próprias ONGs também falam baixinho, precisavam de ter cá uma Greta sueca para se espevitarem.!!!












Sem comentários:

Enviar um comentário