quinta-feira, 18 de junho de 2020

A ética é uma batata
Costuma dizer-se que a lógica é uma  batata mas a Ética também passou a ser. O Parlamento, casa da democracia, aprova uma lei ad homine direccionada para que Mário Centeno não possa ser nomeado Governador do Banco de Portugal - é uma absoluta falta de ética mas que responde a outra : o PS cada vez mais nos habitua a querer organizar todos os aparelhos do Estado com o seu pessoal, e ao nomear M. Centeno para o BP não comete nenhuma ilegalidade mas revela, mais uma vez, uma grande falta de ética política.
Estas coisas não podem continuar a acontecer, a 1ª Republica caiu porque o país estava farto da balbúrdia, do constante assalto ao poder pelo partido do  Afonso Costa e as forças conservadoras e reaccionárias juntaram esforços e foi o que se viu. Nesta altura a extrema direita levanta a cabeça em toda a Europa e no Mundo, com ditadores e auto-proclamados pais das pátrias a mostrar que vão distribuir a justiça por igual para todos. Já sabemos como isso acaba. Em Portugal ao fim destas décadas de democracia, muitas mais que a 1ª República, é certo,  os reaccionários  saíram da sombra e começam a tomar posições. É preciso que o Costa de hoje que não é Afonso mas é António, pese bem o que está arriscando em nome de todos os portugueses. Basta de negociatas e amiguismos - vamos a ser respeitadores da Ética para que esta deixe de ser uma batata. 

Comportamento social e pandemia
Começam a surgir cenas em vários pontos do país que denotam que muitos portugueses estão fartos do confinamento e desatam a fazer encontros e festarolas como se nada acontecesse por cá. As pessoas estarão fartas do confinamento, mas ainda muitas parece que não entenderam que o "bicho" continua por cá e desperta ao mais pequeno deslize. Na China começou uma verdadeira 2ª vaga que acabará por cá chegar e tanto mais depressa quanto começarem voos internacionais e quanto mais pessoas deixarem de ter um mínimo de medidas de segurança. Não é preciso andar de máscara na cara pela rua; eu moro no campo a poucos quilómetros da aldeia mais próxima e na estrada passam pessoas de máscara na cara.  Mas antes isso do que fazer ajuntamentos sem cuidado de manter distâncias de segurança. Vai ser necessário aplicar  penas  pesadas,  eu que até sou um tanto dado a baldas, nessa coisa de evitar contactos procuro seguir as directrizes sanitárias. Vamos ver nos próximos 2 meses de Verão como o pessoal vai andar por aí...







Sem comentários:

Enviar um comentário