sábado, 22 de maio de 2021

 Mais uma vergonha no Mundo Ocidental

Depois de mais uma paragem no blogue, espero agora poder ter tempo para ir deixando algumas notas e reflexões que ficam  - e é apenas esse  o objectivo - para memoria futura, já que não alinho em debates e controvérsias que nas redes sociais atingem limites insuportáveis.

O  conflito israelo-palestiniano

Começo por declarar que não sou anti judeu  como não sou anti cristão ou anti muçulmano, as tres religiões abraanicas são religiões de Poder, partem do mesmo tronco comum e depois diferenciam-se conforme o circunstancionalismo histórico e étnico. O que sou afincadamente é anti imperialismos, sejam eles quais forem, como sucede com o sionismo; e neste campo importa dizer que sempre houve e há milhares de judeus que não assumem o sionismo. 

Se calhar muita gente não sabe mas existem no norte da velha Pérsia, hoje Irão, milhares de judeus que ali se fixaram desde o tempo de Círus o Grande, que os chamou por eles serem então grandes artesãos de couro. Não são perseguidos,

Os israelitas continuam a comportar-se da forma  mais atrós e inaceitável, se tiverem em conta - o que nem eles nem os seus aliados americanos e ingleses consideram -  que foram ocupar uma terra que era menos deles do que dos palestinianos que nunca de lá saíram; e porque  na altura os árabes tinham reduzido peso político internacional e aceitaram a contra gosto a imposição ocidental de instalar o Estado de Israel  naquelas circunstâncias, embora rodeado de cláusulas de salvaguarda dos direitos de quem lá vivia e  que se sabia  que nunca seriam respeitadas - nem ingleses nem americanos alguma vez forçaram a que fosse cumpridas- nem por isso reduz as consequências erradas da decisã0.

A vaga de anti-semitismo que volta a crescer n mundo, devia colocar os israelitas e quem os apoia sem restrições,  a pensarem na forma de reduzir as razões para essa antipatia ; secularmente os judeus ganharam contra si a antipatia de outros povos, e isso deve-se ao seu comportamento dentro das sociedades em que viviam, a sua garra financista, o seu espírito de usura e de lucrar  desmedidamente com o dinheiro que amealhavam.    Nada disso desculpa ou minimiza o horror do Holocausto nazi, onde a barbárie ultrapassou os limites  do que é humanamente admissível - mas os israelitas em vez de terem aprendido a maior lição que sofreram  em toda a História, aprenderam foi em aplicar os mesmos métodos aos povos de quem eles ocupam terras, casas, tudo.

Também não se desculpa a raiva do Hamas, que é afinal a luta do Irão xiita contra os árabes sunitas pelo controle do Médio Oriente. Mas a raiva de quem se sente espezinhado será cada vez maior...

E pode perguntar-se o que já fizeram os riquíssimos países árabes, com as suas monarquias medievais ou as suas ditaduras militares. para auxiliar os irmãos palestinianos?  NADA ! Até com a influência de Trump e dos fascistas americanos, esses países muçulmanos estabeleceram relações diplomáticas  com Israel  e aceitaram placidamente que  os EUA mudassem a sua embaixada para Jerusalém!!

O mundo ocidental, onde a Europa tem cada vez menos peso político,  está a assistir quase impávido a esta vergonha civilizacional.






Sem comentários:

Enviar um comentário