quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Tanta coisa!...

Tanta coisa para comentar e deixar para memória futura, alguns dislates e atitudes inconcebíveis.

Mundial de Futebol - Agora é que todos descobriram que o Campeonato foi vendido por milhões  a um país socialmente atrasado apesar de nadar em dinheiro, que ainda por cima é muçulmano com todas as  limitações que isso implica-  enquanto um muçulmano vem cá e faz a vida que quer, quem não for desse credo e viaje a um pais desses é obrigado, lá, a respeitar as leis locais. Eles cá podem fazer mesquitas e lá não se podem construir igrejas ou templos hindus ou budistas...Pequena diferença...

Durante os anos das construções das infra-estruturas já se sabia que havia vítimas entre os trabalhadores, falava-se em surdina  e agora que despertaram para a desumanidade  que foi ocorrendo vêm com desculpas como a do nosso PR que desporto  é desporto...

Acabo de saber que hoje a nossa equipa empatou com o Gana - a enxurrada de comentários que vão aparecer - vai ser de fugir e não se poderão abrir as Tv... (*)

Tráfico de seres humanos - em Portugal 

Já se sabe desde há anos que há máfias a trazer trabalhadores de países asiáticos para a nossa agricultura ( imagina-se o que poderá haver por essa Europa fora,  Itália, Espanha,,,).  Como a propósito do Qatar se falou mais dos direitos humanos, pronto, a nossa PJ actua com espavento e já prendeu uma data de traficantes - ou pelo menos presumíveis  traficantes,  não faltarão advogados para os defender e, se possível , inverter o ónus da situação. 

Então as Direcções Reginais de Agricultura não deveriam ter o controle sobre todas as explorações e estarem a par de quem chega a cada exploração e em que situação ?

Direcções Regionais de Agricultura

Então não parece que querem acabar com elas? Brada aos céus este desmantelar do sector agro-florestal.

Quem são as eminências pardas que aconselham estes últimos  Governos quer de direita quer de "esquerda"? Ninguém parece  importar-se, tantos técnicos competentes que ficam calados, a opinião pública indiferente  É o país que temos.

A vergonha da guerra suja

Continua a atrocidade da guerra suja  que a Rússia do Putin impõe à Ucrânia. covardemente a atacar de longe porque já se viu que no terreno perdem vergonhosamente para os ucranianos,  Estes defendem a sua casa, é a diferença. 

O novo manda chuva do PCP vem dizer que a culpa é do Ocidente, claro, porque - pergunta ele -  já viram o que acontece quando se atiça um cão ? Não é lá muito lisonjeiro para Putin, mas como este novo líder quer imitar o Jerónimo com as frases populares, vá de dizer o que primeiro lhe vem à cabeça. Mas os outros intelectuais de esquerda e mesmo sem ser de esquerda como o Miguel Sousa  Tavares - que quer parecer original e diferente - alinham pelo diapasão já gasto de fim a guerra e a paz à frente de tudo. Mas que paz? Deixar que a Rússia ocupe território da Ucrânia e esta deponha as armas, é isso ? Claro que é isso. digam-no.

Nós, portugueses, que andámos séculos a defendermo-nos dos castelhanos, devíamos ser dos primeiros a reconhecer. a legitimidade de todas as armas que Zelensky consiga arranjar.

Embirram desde o início com o Zelensky, porque era teatral  tentando diminuir o seu ofício de comediante - o certo é que ele , com todos os defeitos que possa ter ( e tem com certeza) encarnou o seu povo e resiste como um herói à perseguição  dos russos, Porque  usa mentira e contra informação para obter ajudas externas  - claro, todos usam a contra informação e a mentira, muitos que são muito mais justificáveis nele que é do país invadido , mais pequeno, mais frágil e está a ser despedaçado pelo poderio aéreo russo.

Estes críticos deviam ter vergonha de não serem explícitos, esconderem-se por trás de  meias palavras para agradar aos dois lados - uma vergonha!  Claro que a NATO conta a sua versão e fomenta a resistência ucraniana - mas porque é que um país independente não pode escolher o que quer fazer ? Independência limitada é isso que propõem? Também acho que será prudente que a Ucrânia fique fora da NATO, mas olhem para a Suécia e a Finlândia se não acabaram pro se juntar à NATO para se sentirem protegidas ? O que  Putin está a conseguir, ao contrário do que pretendia, é reforçar a aliança europeia e - sabe-se lá...-   do Médio Oriente e Ásia Central onde vários países da orla da ex -URSS agora querem afastar-se dos russos a todo o custo, com  este revanchismo  de Putin e seus  ideólogos.,

No fundo, o que a Rússia tem  ( e já o tenho dito outras vezes ) é inveja de não conseguir criar um  regime de democracia plena como a nossa do Ocidente ( e do Oriente pois Japão, Austrália, Coreia do Sul, etc,  são "orientais"...

É absolutamente injustificável uma guerra quase mundial no seio da Europa; Putin nem se importa com a expansão do ódio anti-Rússia que ele está  a criar em toda a Europa e um pouco pelo mundo. Mas se a Rússia não for desfeiteada todos os países à sua volta ficarão em risco eminente. .

Ainda se teve ocasião para ouvir o balofo do ministro Labrov a dizer, de olhos baixos e sem olhar para as câmaras, que não estavam contra o povo ucraniano, estavam sim contra os neonazis que governam a Ucrânia; não me admira se existem neonazis na Ucrânia., como os há na Rússia  e estão no apoio a Putin, E como se o que Putin e Labrov estão a fazer não seja  exactamente o mesmo que Hitler fez em nome da protecção dos povos germanófilos e do seu espaço vital- qual a diferença?

Eu fui dos muitos que se manifestaram contra as guerras promovidas pelos EUA e a NATO, desde o Vietnam ao Médio Oriente e as suas alianças  com regimes autocráticos e insuportáveis como as monarquias do Golfo  e da Península Arábica- desde que obtenham os recursos de que precisam assim como fechem os olhos ao que se passa na Turquia.  Mas não me recordo de ver os comunistas- que agora  protestam contra o rearmamento da Ucrânia( porque isso dificulta a tarefa "patriótica" da Rússia) terem protestado contra a invasão dos russos no Afeganistão, onde tentaram implantar uma  das suas democracias populares e de onde saíram com o rabo entre as pernas. Tudo o que os EUA fizeram depois, de errado, teve origem nesta acção soviética.  

E o que a Rússia está a fazer agora é absolutamente criminoso e não poderá repetir-se, doa a quem doer. Não consigo suportar a ideia de que um ditador despótico, que mantem a Rússia em absoluta desinformação, sem qualquer vestígio de democracia, se dê ao desplante de provocar uma guerra destas em pleno século XXI. 


(*) Acrescento umas horas depois : afinal ganhámos ao Gana!




Sem comentários:

Enviar um comentário