domingo, 22 de fevereiro de 2026

 Para onde caminha o mundo?

Pensar e escrever sobre o que se passa nos dias de hoje, pelo mundo fora, só serve para ainda mais fortemente nós nos afundarmos em melancolia e desânimo.

Tirando alguns dos países da Europa ( cá estou eu a valorizar os europeus...) a maioria dos países, sobretudo no chamado Ocidente, continua a cavar fundo o caminho para o desastre final em tragédia, e sobretudo com  os políticos e dirigentes  de maior responsabilidade mentindo com toda a desfaçatez, como se quem profere essas  aleivosias nos considerasse todos uns inaptos e uns pacóvios.

O ataque generalizado à democracia liberal encontra-se na sua fase mais aguda até agora, e tem um responsável superior a todos - Trump  e o seu esquema autoritário que quer impor a todo o mundo, desde que seja ele o ditador.

O desplante com que decide a tomada de medidas sancionatórias aos paises que não acolhem a sua ordem, está a atingir um nível insuportável. Na prática ele quer fazer do Continente americano a sua mesa de negócios, ele e a famíiia estão a lucrar milhões sobre milhões desde que é Presidente dos EUA.

Com esta obcessão, deixando para mais tarde o Canadá e a Groenlândia onde a sua actuação não colhe, volta-se agora para a América do Sul, onde governos fracos e muitos deles corruptos só sentem segurança abanando o rabinho  quaado o cão grande ladra. Só por enquanto não atinge ainda o Brasil, onde o Lula vai falando e fazendo propostas de entendimento, não dando a Trump qualquer sinal de aceitar a sua ingerência.

Trump está a estabeler o quadro político do mundo deixando a  Europa para a Rússia,( a Ucrânia que se lixe, ceda o que os russos querem e acaba a guerra) grande parte do Oriente para a China ( aqui falha a India que é dura de roer e tem poder económico gigantesco, bem como faltam a Austrália, a Indonésia, as Filipinas, a Coreia - espero eu; e ficam as Américas para o seu grande império.

Este Conselho da Paz que ele inventou é uma anormalidade sob todos  os pontos de vista!! Como é que já tantos países acederam a entrar com centenas de milhões de dolares cada um para o "fundo" do Conselho da Paz, onde a cláusula  principal é ser presidido por Trump enquanto  ele for vivo, para lá de deixar a Presidência dos EUA. Onde é que já se viu uma coisa assim ?

Os paises que aderiram são todos de governos absolutos e ditatoriais - até o Orban que recebeu um cumprimento especial por ser o único da União Europeira que entrou para o conclave.

Criado a fIngir para se dedicar a Gaza, onde o que pretende é impor uma zona turística com "Trump towers" e outras aleivosias - os palestinianos que vão para outro lado qualquer, aqueles que escaparem ás mantanças dos fascistas israelitas- virá a ser  nitidamente ser uma força de pressão sobre a ONU e o Tribunal Penal Interbnacional, pois aqueles gabirus não suportam coisas destas.

Lá estão Portugal e outros europeus como"observadores", pelo sim pelo não... É uma vergonha a que estamos a assistir e que só terá fim breve se o cabeça de cenoura tiver um acidente, por mais que ele afirme que tem uma saúde de ferro. Veremos...

Ainda vai dar muito que falar.













Sem comentários:

Enviar um comentário