quinta-feira, 29 de junho de 2017

A defesa do eucalipto...

De repente há quem salte à ribalta a defender o eucalipto, vejamos alguns exemplos.
O Director do Observador , que eu conheci no início da sua carreira jornalística como muito interessado na defesa do Ambiente , que diz não ter simpatia nenhuma pela dita árvore, faz um historial e cita alguns "especialistas" para  demonstrar que as empresas de celulose são quem melhor trata dos seus eucaliptais; depois Passos Coelho, que por acaso é lidere do PSD, onde já pontificaram ambientalistas que deixaram obra feita, quando ainda era um partido social democrata...; saiu a terreiro no Parlamento uma deputada do CDS de que não se lembra o nome; e num frente a frente na SIC notícias, o  ex Ministro Mota Soares do CDS....
O que tem todos em comum ? Interessante - são excelsos exemplares duma certa direita portuguesa. É bom que exista esta definição, pois ainda muitos de nós nos lembramos do que foi o crescimento da plantação dos eucaliptos e das empresas de celulose, quando foram titulares das pastas da Agricultura e das Florestas Álvaro Barreto e  outros funcionários das empresas de celulose, que ocuparam diversos lugares de decisão no domínio das florestas.
É evidente que os fogos que têm assolado o nosso País, e não apenas este ano ( e está só a começar o Verão), encontram no eucalipto e no pinheiro bravo materiais com grande capacidade de arder, e que as folhosas autóctones resistem melhor aos incêndios. Mas também é verdade que se tivesse havido desde há várias décadas um correcto ordenamento florestal, se tivesse sido feito o cadastro, se tivesse havido uma acção continuada de prevenção e vigilância da limpeza das matas, de abertura e conservação dos aceiros, etc, - todas estas medidas que qualquer técnico florestal conhece ( se, se..a dimensão dos incêndios seria menor.
As matas de eucalipto das empresas de celulose são um bom exemplo de que um cuidado acompanhamento  e a aplicação das regras básicas de gestão florestal, garantem um território mais seguro. Isto apenas vem corroborar o falhanço da política florestal no nosso país, por culpa dos Partidos que têm governado , PS, PSD e CDS, cada um à vez, retirando poder e dignidade aos Serviços Florestais . Mas daí a defender o eucaliptal vai uma grande diferença, por todas as razões que se conhecem e que aqui não vale a pena repetir.
E eu que não sou da esquerda ou da extrema esquerda (mas  se acharem que sou também não me rala nada) que tanto aflige certos comentadores, mantenho a posição de que o poder económico das grandes empresas de celulose ( sem retirar importância ao seu peso na economia portuguesa) ,  não pode servir para justificar a expansão que tem sido dada a uma espécie florestal de crescimento rápido e que por isso açambarca os recursos do solo e a água que são recursos escassos no nosso país. É urgente ;  a reforma da floresta com a definição das espécies florestais mais aconselhadas para as diferentes condições edafo-climáticas ; o condicionamento da área do eucalipto ; os incentivos para a plantação de espécies nobres ( que até já tiveram apoio comunitário, não sei neste momento se ainda se mantêm); a reconstituição de uma organismo florestal nacional ( Autoridade, Serviço, Agência, Instituto, o que quiserem) que faça a gestão,  do espaço de matas e de matos, com a cooperação dos privados ou impondo-se a eles se necessário !!

Sem comentários:

Enviar um comentário