sábado, 22 de julho de 2017

As ribeiras do Algarve
As fotografias mostradas abaixo revelam o estado de conservação das chamadas "ribeiras" do Algarve que são linhas de água temporárias e sujeitas ao regime torrencial; poucas são as que se encontram limpas.
Olhem para estas fotos e pensem no que acontecerá quando vierem as grandes chuvadas que ocorrem no Outono, por vezes com violência. Quando havia guarda-guarda rios não só os proprietários  de terras nas margens eram obrigados a manter limpas essas margens, como as equipas dos guarda-rios  faziam a limpeza e manutenção dos leitos e das margens de que não se conheciam os proprietários.
Com menos Estado temos muito melhor Estado, só que os portugueses ainda não deram por isso.
Desaparecerem os guarda-tios, como desapareceram os guardas florestais e os cantoneiros, sendo que estes últimos mantinham as bermas e taludes das estradas livres de pegarem fogo com uma ponta de cjgarro que nelas caia.
Tres profissões que eram fundamentais para a salubridade e o ordenamento do território e que agora deixaram de existir, tudo em nome  de cortar nas despesas do Estado. Seria para rir se não fosse trágico.

Sem comentários:

Enviar um comentário