quinta-feira, 2 de agosto de 2018

A espuma dos dias
1 - As alterações climáticas  - Aí estão, bem claras para todo o mundo, algumas consequências já bem graves das alterações climáticas que os especialistas avisam há vários anos e ninguém liga grande importância. 
30º no Circo Polar Ártico e incêndios  nas florestas boreais; incêndios na Suécia com uma dimensão de que não havia memória;seca extrema na Europa Central, com perda de cereais na Alemanha e a impensável seca de alguns rios, com peixes a morrer como já acontece de vez em quando no sul...;  seca gravosa na Grã Bretanha com perdas enormes nas pastagens e nas culturas; seca nos Açores, com graves perdas das pastagens e do gado;  temperaturas excessivas e seca extrema na Coreia do Sul e no Japão; alarme na Península Ibérica e na Grécia! Só para falar de alguns dos casos mais preocupantes.
  E irresponsáveis como Trump à frente da maior potência mundial, a dizer disparates e a criar o caos, recusando aceitar o que já está à vista. O pico dos 45º C e ainda superior que se espera nesta data para algumas regiões europeias do sul como Portugal,  poderá ser de 55ºC em 2050 - isto é simplesmente catastrófico. 
2 - Contradições fatais no BE -  O episódio do vereador do BE na Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Robles,  apanhado a especular com um prédio em Alfama quando era o principal porta-voz  do partido contra a especulação da habitação na capital,  vem revelar contradições que existem entre muitos  militantes do partido radical de esquerda. E a direcção do partido, apanhada ao que se sabe no seu primeiro grande escândalo de ética na política, não soube gerir a situação e entrou também em contradições flagrantes.
     Foi um caso que vai deixar marca no BE, que até aqui tem sido justamente um partido crítico da situação especulativa do capitalismo contemporâneo em Portugal. Ao abrir o leque de militantes a pessoas menos escrutinadas na sua vida privada, vai dar nisto. E a direita rejubila; o PSD apesar de tudo tem sido bastante cometido, denunciou o caso e ficou-se por aí; mas o CDS, que da democracia cristã já nem se lembra do que é, e virou liberal agressivo como convém a uma direita revanchista, nunca mais largou o assunto e Assunção Cristas até se deixou escorregar  ao dizer que agora o BE era um partido...como os outros. Melhor confissão seria difícil...
3 - O Partido de Santana Lopes -  Estamos todos à espera do Partido que Santana Lopes, mais uma vez, anunciou que iria constituir, pois como menino birrento que é, apesar de já ser avô e ter tido tempo suficiente para amadurecer e ser um homenzinho,  quer ser chefe de qualquer coisa. Eterno perdedor, não percebe sequer que o tal princípio de Peter existe...

Sem comentários:

Enviar um comentário