segunda-feira, 8 de outubro de 2018

A frágil Democracia

     O crescimento exponencial de regimes de extrema direita, um pouco por todo o mundo, deve ser - tem que ser - motivo de reflexão para todos os que sentem que a democracia é o regime onde cabem todos, até aqueles que são contra ela.
      Mas é preciso começar por aceitar isto :  são os próprios  políticos dos regimes democráticos que, pelo comportamento de muitos deles, estão na base desta contestação que cada vez é mais generalizada.
        O que está a suceder agora no Brasil é o ultimo e grave exemplo  de como a falta de ética e de idoneidade dos democratas  quer de direita, quer sobretudo de esquerda, empurra as pessoas a escolherem alguém que fala em ordem, paz,  segurança, fim da corrupção e outras acusações que mancham, sem apelo nem agravo, a democracia brasileira.
         Dizer que "ele rouba mas faz alguma coisa"  é insuportável em democracia, pois se em regimes de ditadura também se rouba e a maior parte das vezes não se sabe, em democracia é uma afronta indesculpável.
          Cá pelo nosso país também se ouve dizer,  sobretudo entre gente nova que não conheceu o antigo regime, que esta pouca vergonha de todas as semanas se conhecerem novos casos de corrupção,de compadrio e de falta de vergonha é fruto de uma democracia que não funciona.  Mas quem viveu no Estado Novo recorda-se da violência, do obscurantismo,  do compadrio e corrupção entre os  grandes do regime, que se sabia que existia mas era drasticamente abafado pelo sistema de controle então vigente.  Mas que mesmo na nossa democracia os políticos continuam a dar os piores exemplos, isso é verdade - só que se vai podendo saber.
  Esta coisa de nos Governos estarem Ministros, esposas do ministros, familiares de vários graus de parentesco, mesmo que não seja ilegal...não é eticamente aceitável. Parece que fora do ambiente e das relações de família não há outras pessoas capazes de ocuparem aqueles lugares.
Estas cenas e as constantes acusações de corrupção em todos os sectores da vida publica, são o cancro da democracia.
O que a esquerda fez no Brasil, apesar do esforço de ter tirado milhões de pessoas da miséria, é a prova que mesmo muitas dessas pessoas, ao chegarem a um estatuto de mais conforto, querem ter no Governo quem dê pelo menos a intenção de não deixar roubar. É uma vergonha.

Sem comentários:

Enviar um comentário