terça-feira, 30 de julho de 2019

Sindicatos e sindicalismo
Os sindicatos são tradicionalmente os instrumentos de que dispõem os trabalhadores para defenderem os seus interesses e os seus direitos. Ao longo de muitas décadas todos os regimes de ditadura silenciaram os sindicatos : o fascismo, como o do Estado Novo, com a peregrina ideia de conciliar nas corporações os patrões e os trabalhadores, limitou a liberdade sindical apenas aos sindicatos que eram determinados pelo regime; o comunismo com a ideia de que se tratava de regimes "populares" aboliram a liberdade sindical e tal como à direita, também à esquerda só havia uma qualidade de sindicatos. Quanto mais democrático for o regime - a Historia revela-nos - mais liberdade têm os sindicatos e com eles a defesa dos sindicalistas. Os trabalhadores sindicalizados devem ser profissionais do sindicato em que se filiam e possuírem qualquer tipo de carteira profissional; não estou a ver um arquitecto ou  um engenheiro civil  serem  associados dum sindicato de pedreiros da construção civil.
Vem isto a propósito do Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas. Eu não conheço a lei sindical, mas a que propósito é que um advogado é  Vice-Presidente do Sindicato? Se ele é, será porque a lei o permite, mas acho profundamente errado se ele nunca sequer meteu a mão num volante de camião de matérias perigosas.
Se isso for assim, eu penso que os próprios trabalhadores deviam serem eles  a exigir a revisão da lei ; é um atestado de menoridade que os sindicalistas  passam a si mesmos ao necessitarem de meter nos seus corpos dirigentes um mercenário; que os sindicatos recorram a advogados externos para os apoiarem é legítimo e está certo, agora aceitarem como associado um licenciado em direito, parece-me indigno da virtude sindical.
Até há poucos anos a direita acusava os sindicatos de serem politicamente comandados pelo PCP, e por exemplo Mário Nogueira é um exemplo de profissionalismo sindical ao sabor das exigências do PCP; mas de há tempos para cá surgiram outros sindicatos  como o dos enfermeiros e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) dirigidos por profissionais  que não escondem as suas preferências pelo PSD - e a direita não os acusa de fazerem política partidária. 
Uma coisa me parece necessária para dignificar o sindicalismo e os trabalhadores sindicalizados : a lei tem que prevenir situações de recurso a mercenários e determinar que os associados de cada sindicato têm que ser profissionais do ramo laboral com carteira profissional identitária. 

Sem comentários:

Enviar um comentário