quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

A espuma dos dias
1 - Ventura e o populismo que chega em força
Já faltava no panorama político português uma demonstração clara do populismo reaccionário de certa  direita que tem brotado em todos os países europeus. Houve um ensaio com a Assumpção Cristas e o CDS  mas correu mal, por falta de jeito e por falta de capacidade comunicacional; mas  com o deputado do Chega o populismo "chegou" mesmo e em força porque ele tem a desfaçatez, a falta de vergonha e o dom da palavra que lhe abrem o caminho para trilhar. Todos os demagogos com êxito têm esses dotes. Mas o que ele tem a ajudar, e de que maneira, é  a comunicação social que está precisamente a fazer aquilo que ele quer e de que precisa : dar-lhe tempo de antena, dar-lhe palco. Se as diatribes e as jogadas  teatrais que ele ensaia no Parlamento não tivessem eco na imprensa e nas televisões, o efeito que ele pretende alcançar sairia muito mais dificultado.
2 - Dragagens do Estuário do Sado
As dragagens do rio Sado põem em perigo a riqueza biológica do Estuário e ameaçam não só prejudicar gravemente  toda a fauna estuarina como em especial afastar o núcleo de golfinhos que ali reside. Isto faz-se com o beneplácito do Ministério do Ambiente, que se esquece que devia estar ali a gerir criteriosamente a Reserva Natural do Estuário  - mas o Ministro e os que o rodeiam querem lá saber disso !! Desde que atribuíram tantas incumbências ao Ministério, a única razão deve ter sido distrair a opinião pública dos deveres e dos compromissos que um Ministério do Ambiente deve ter com a Conservação da Natureza. As Áreas Protegidas estão ao abandono, e a APA é...desconcertante !!E como o Ministro declarou ao Expresso com toda a ênfase que não é ambientalista, por isso é que foi escolhido para o cargo, ou seja  apenas um manga de alpaca e yess Prime -Minister.  É o mesmo Ministério do Ambiente que aprova o aeroporto de Montijo e como um Estudo de Impacte Ambiental chumbou o projecto,  mandou fazer outro e mandaria fazer tantos quantos  fossem precisos para darem certo, isto é próprio da República das Bananas, seja lá ela onde for... É o mesmo Ministério que está incumbido de autorizar e defender a exploração do lítio, quando isso deveria pertencer a um qualquer Ministério da Economia ou da Industria e o do Ambiente estaria vigilante ao desenrolar da actividade. É o mesmo Ministério que tem ( devia ter) uma actividade "qualitativa" - já se chamou da Qualidade de Vida quando era um Ministério do Ambiente a sério - e passou a "quantitativo" pois que acolhe as Florestas, nitidamente "roubadas" ao Ministério da Agricultura, e vai preocupar-se com o abate das madeiras, com a função produtiva  e quantitativa das matas, com a gestão dos eucaliptais - e autorizar a plantação de eucaliptos, pois claro. tudo isto é "Ambiente".
3 - Trump e os americanos
Este processo de despedimento de Trump da Presidência dos EUA  não vai dar em nada, apenas é uma farsa, uma série de ridículos procedimentos teoricamente democráticos, onde a gente pasma com o que é afinal a democracia tão apregoada dos norte americanos.
Começo por questionar que povo é este que se revê num triste  palhaço, cheio de manhas, de trejeitos, que qualquer sociedade minimamente evoluída repudiaria.
O Partido Republicano é um partido que historicamente já deu grandes personalidades  aos EUA, que tem um  historial de defesa e combate pela democracia e que até já foi mais progressista que os democratas; e que no caso de Nixon teve a coragem de assumir. ou pelo menos de não impedir o  despedimento. Tinha agora uma oportunidade de ouro para se ver livre  deste individuo e repor dignidade na Presidência americana. Se como tudo indica for apenas por razões politico-partidárias que vai travar o despedimento dum tosco como é Trump, ficará  na História com um  desempenho muito, mas muito negativo.









Sem comentários:

Enviar um comentário