domingo, 15 de dezembro de 2019

Crimes contra o clima, a Terra e a Humanidade
Esta luta de alguns, aliás a maioria da Humanidade, contra uns poucos que teimam em não  colaborar na defesa do planeta contra as acções humanas que agravam o aquecimento global e dessa forma agravam as alterações climáticas, é uma luta mesmo de vida ou de morte.
Para só falar no último século houve títeres que causaram directamente a morte a milhões de pessoas, coisas em dimensões impensáveis - Hitler  com o nazismo, os campos de concentração e de morte e uma guerra de carnificina ; Estaline com o comunismo extremista, os campos da Sibéria, os assassinatos; Pol Pot; Mao Tse Tung e as suas  milícias da revolução cultural - ficam na História como os maiores facínoras do século XX.
Hoje há responsáveis políticos que negam a gravidade do processo climático, que se recusam a travar o combate gritado bem alto por milhares de cientistas e investigadores, políticos como sejam Trump. Bolsonaro, os da Polónia, os da Hungria, que estão a arrastar milhões de pessoas em todo  mundo para a morte e o desespero. Temos também nós que ser radicais e exigir para esses governantes o mesmo juízo e a mesma condenação histórica que é atribuído aos grandes criminosos .
O papel da  pequena sueca Gretta é simplesmente admirável. Tem folclore à volta dela ? tem; há aproveitamentos políticos menos claros? há, como sempre acontece às melhores acções do ser humano;   mas uma coisa é verdade - ela consegue mobilizar milhares de jovens em todo o mundo e, por arrastamento, milhares de adultos. Aquilo que gerações anteriores, como a minha que foi das primeiras a erguer-se contra os prejuízos feitos ao Ambiente pela sociedade de consumo, não conseguiram, está esta miúda agora a conseguir. Ataques de uma  direita envergonhada, ataques directos da direita mais liberal e  extremista, ataques de alguma esquerda presa ao despeito de não ter conseguido o êxito que a Gretta consegue - tudo isso se conjuga para tentar desfazer no mérito da jovem sueca e dos milhares de jovens que pela primeira vez se erguem pela causa do Ambiente e enchem as ruas das cidades, 
Até que enfim !! A Humanidade que acorde ! 
Repito, é  altura de escarrapachar os nomes dos negacionistas para que fiquem impressos na História dos desavergonhados e dos criminosos - as gerações vindouras que vão sofrer as consequências das irresponsabilidades destes governantes, têm de saber quem contribuiu para o desaire futuro da Humanidade. Pode parecer exagero, mas é apenas a verdade do que aí estará a chegar !!




Sem comentários:

Enviar um comentário