sábado, 11 de janeiro de 2020

A espuma  dos  dias

1  - O PSD na berlinda

Hoje o PSD vai a votos para eleição do líder.  Podia dizer que a mim tanto faz, mas como cidadão interessado numa democracia "limpa" -tanto quanto possível-  o candidato Montenegro trás-me a recordação daqueles tempos inacreditáveis do Passos Coelho, do Relvas e quejandos que foram  apenas um gang de pseudo-liberais apanhados de surpresa pelo escândalo do Sócrates e tiveram de ir para o Governo a toda a pressa. Ele é apenas um trauliteiro, sem  bagagem intelectual mínima para ser responsável pelo maior partido português do centro direita, um demagogo que fala bem às massas e nada mais - muito pouco para ser potencial Primeiro Ministro...
Pinto Luz parece -me ( isto são meras opiniões minhas, sem qualquer preparação especial para as fazer ) um tipo sério, sem excessos de linguagem, capaz de no futuro vir a ter um papel importante a desempenhar.
Finalmente Rui Rio, o contabilista que pôs as contas da Câmara do Porto em ordem. Recordo sempre que me vem com estes argumentos, que Salazar também deixou as contas em ordem, mas deixou também o País no maior atraso económico e social que poderia ter acontecido ( e com  toneladas de barras de ouro nos cofres,,;). Rui Rio é social democrata e quando esses novos psds vêm com argumentos extremistas de direita, acho bem que deixem de  invocar Francisco Sá Carneiro, que era social democrata a sério e tentou com empenho inscrever o PPD na Internacional Socialista.a que se opôs Mário Soares. Se o PSD virar à direita com Montenegro e a "espuma " passista" voltar ao poder tenho para mim que a prazo o PSD vai reduzir-se a uma sombra pois a IL e o Chega estão lá para fazer triunfar a direita mais liberalista e libertina. Veremos...
 2 -  O grande satã
Tenho  estado à espera do desenvolvimento dos acontecimentos entre o Irão e os EUA para deixar algumas notas.
O que os americanos fizeram, mandando matar um dirigente de um país no território de um terceiro país  é simplesmente revoltante: qual é a diferença entre este acto de terrorismo norte americano e os actos de  terrorismo  de que são acusados os iranianos e o general assassinado? Estamos na pena de Talião, com os mesmos métodos, o mesmo cinismo, só muda a alta tecnologia dos drones face ao vulgar atentado dos habituais terroristas. Neste caso ao acusarem o Irão de terem milícias terroristas, os EUA  fazem por esquecer que foram essas milícias, como o Hezbolah e  o Hamas, que ajudaram os americanos a derrotar a AlQaeda e o Estado Islâmico, como também esqueceram os grandes vencedores dessa luta que foram os curdos e depois deixam-nos à sua  sorte, perseguidos pela Turquia  que os quer aniquilar.  Com graves diferenças também  - as milícias xiitas até agora só actuaram no Líbano, na Síria e na Palestina  e o inimigo principal é Israel. Mas as milícias árabes sunitas como aquelas duas citadas e dezenas delas espalhadas por vários continentes, essa atacam em todo o mundo, foram elas que atacaram os EUA, no World Trade Center e nas Torres Gêmeas, e actuam em Paris, em Londres, em Madrid, em África, onde calha  - não foram o Irão nem as milícias xiitas. Foi dinheiro da Arábia Saudita e dos Emiratos que sustentou a Al Qaeda... mas os EUA protegem e apoiam o regime fascista e medieval dos sauditas, claro. Só para impedir que o Irão lhes consiga fazer frente na industria do petróleo  que já esteve nas mãos dos americanos e ingleses nos últimos anos do corrupto  reinado do Xá...
Enquanto os árabes sunitas são expansionistas e proselitistas, os xiitas, que são apenas 10% dos muçulmanos,  ficam nos seus  territórios, como o Irão, o Iraque,  Barhein e alguns outros núcleos pequenos. Entendamos-nos, longe de mim defender o regime retrógrado e atroz dos padres xiitas, mas a verdade primeiro.
E estão no Iraque porquê ? O Iraque nunca existiu como país antes de ser "criado" pelos ingleses no início do século XX. Tinha havido o Califado de Bagdad mas como autoridade genérica para todos os sunitas, sem fronteiras, que depois passou ao Cairo e por fim a Istambul. Em 1920, salvo erro, os ingleses definiram as fronteiras do Iraque, instituíram o 1º rei, um sobrinho do Governador de Jerusalém, protectorado inglês - e como  marcaram as fronteiras ?  Retiraram da Grande Pérsia um enorme território, ficando como iraquianos cerca de 60% de xiitas incluindo a cidade santa xiita de Kherbala.  Acha alguém que a Pérsia - hoje o Irão .- pode esquecer esta afronta ocidental? Quer dizer, para piorar a situação, 20% de sunitas tomaram o poder no Iraque, onde havia além de quase 20% de cristãos, a maioria dos xiitas. Também repartiram os curdos pelos países ali à volta, com total desrespeito pelo povo curdo.
Eu estive no Irão e apercebi-me da grande insatisfação surda de boa parte da população sobretudo urbana, em especial a malta jovem, contra os rigores do regime - onde os "padres" chegam ao poder, seja com que religião for, nunca haverá lugar para a democracia. Todas as afrontas à dignidade do Irão  feitas pelo Ocidente só servem para desmobilizar a oposição ao regime, como se compreende. Os europeus entenderam isso mas os americanos parece que não.
Também estive no Iraque, em Março de 2014 e saí uns dias antes de rebentar a revolta do IS. Só havia terrorismo até uns 200 km a sul de Bagdad, pois quando começava a região xiita os bombistas faziam-se rebentar nos postos de controle mas não passavam dali. Andei pela zona perigosa com uma escolta, mas que escolta !! - um carro tanque na frente do pequeno autocarro e uma auto metralhadora atrás... Mas pela zona  do sul perfeitamente à vontade, na região dominada pelos xiitas e  mais a sul onde a Bíblia refere como sendo o local do paraíso ( escreverei  sobre isso noutra altura).
 O que a população criticava não era o derrube do Sadam, até ai tudo bem, mas sim os americanos terem mandado para casa os milhares de militares do exército,,,com as armas - foram alimentar as guerrilhas sunitas, Al Qaeda e depois o IS,
Entre o crime do assassinato do general iraniano  e os ataques de retaliação  iranianos, propositadamente organizados para não causarem baixas aos americanos, está todo um sentido de comportamento internacional que deveria envergonhar o Ocidente.
Tragédia, essa sim tragédia, foi o abate do avião civil  de passageiros, causado por em erro dos iranianos; percebe-se que deve haver grande nervosismo entre aquelas militares, mas nada, nada  desculpa um erro desta gravidade. Estraga definitivamente a posição do Irão.






Sem comentários:

Enviar um comentário