segunda-feira, 27 de setembro de 2021

 A democracia é o pior dos sistemas...

...à excepção de todos os outros, a celebrada frase de Churchill, voltou a revelar-se nestas eleições para as Autarquias.

António Costa, reconhecido como um grande político até aos ossos, tem como pior defeito não aprender com os erros e não emendar a mão, o que significa arrogância. E esta arrogância até já eu, um simples observador, denunciei por mais que uma vez - o mal que essas atitudes fazem a um governo que se diz  de esquerda democrática, que deveria ser exemplar  e que atira as pessoas para outras bandas do espectro político. 

Com medo de perder credibilidade na Europa, Costa deixou de fazer uma política de esquerda, com prioridade ao social e ao público, e só o apoio indispensável dos Partidos da esquerda o tem forçado a tomar medidas mais ousadas nesses quadrantes. 

 Claro que fez uma campanha eleitoral péssima, arrogante, sempre a abanar com a montanha de dinheiro que aí vem e que ele pode distribuir; podem dizer que sempre foi assim, com o PSD nos governos era a mesma coisa na altura das eleições - mas o errado feito pelos outros não justifica que se volte a repetir, até porque  depois da pandemia ele tinha uma confortável vantagem na opinião pública e as pessoas parecem estarem mais despertas para as falsas promessas . Errou e não parece virado para corrigir.

Por teimosia e arrogância não teve coragem nem vontade para  demitir ministros que estavam a mais - o Cabrita, bombo da festa,  é o melhor exemplo. Depois da morte do ucraniano pelo SEF, no aeroporto, depois de palhaçadas entre a GNR e a PSP, ia num carro a 200 km/hora, matou um trabalhador e nada lhe acontece.- É precisa desfaçatez, lá por ser amigo seria melhor amigo se o tivesse mandado para casa para ficar menos sob a luz dos holofotes. E podiam citar-se outros Ministros incompetentes, como os do Ambiente, da Agricultura ( será que existe mesmo?), da Ciência, que uma remodelação oportuna teria dado do Governo outra imagem mais positiva  - e do próprio Costa também.

Desta eleições ficou patente  que só mesmo os ferrenhos ps votaram pelo Partido; e ainda bem que o PSD subiu alguma coisa, na democracia que eu defendo a esquerda e a direita democráticas são fundamentais. E tal como estava o PSD era uma rampa de lançamento mais fácil para a IL e o marafado do Chega. Felizmente estes, embora com alguns êxitos locais, ficaram abaixo do que esperavam, embora digam o contrário, pois tirando o PCP ninguém admite que perde...
Vai grande euforia nas hostes pela vitória do Moedas em Lisboa, mas é uma vitória de Pirro... Teve mais uns votos que Medina por isso assume a Presidência, mas tem o mesmo número de vereadores, não sendo plausível que tanto o BE como o PCP colaborem com o PSD ( nunca se sabe, é verdade...). Portanto se a presidência fosse assumida pelo PS teria o apoio compreensível dos outros dois - assim que irá fazer ? Pedinchar ao PS que aprove tudo quanto quiser fazer aprovar? Já se viu coisa mais vexatória? Mas pessoalmente foi bom para Moedas e muito bom para Rui Rio.

A IL e o Chega elegeram qualquer coisa, para novatos é melhor que nada, mas  estou em crer que se o PSD e o CDS se  aguentarem os níveis dos dois pequenos Partidos se manterão baixos. Veremos se me engano dentro de alguns meses com o andar da carruagem.

Mas que o Chega tem algum campo de manobra no Algarve, lá isso tem - dois vereadores, um em Portimão e outro em Loulé - este para moer a paciência ao Victor Aleixo...





Sem comentários:

Enviar um comentário