terça-feira, 5 de outubro de 2021

 Isto está a ficar lindo...

Estive uns dias afastado, em viagem pela bela terra transmontana - quem quiser falar do País ( ou seja daquilo que for) tem que o conhecer bem para abordar com conhecimento de causa. Foram poucos dias  mas entretanto passaram-se coisas sérias outras ridículas - começo por estas...

Provincianismo lisboeta

30 de Setembro era o último dia da exposição no museu do Palácio da Ajuda sobre a Dª. Maria II, que parece abordar aspectos importantes para quem estiver interessado naquele período do liberalismo. Aí fomos,  minha mulher e eu, depois de uma bela viagem de autocarro atravessando o Parque de Monsanto que já há vários anos não se visitava, e apeámo-nos na Calçada da Ajuda, Ao entrar no acesso ao pátio estava formada uma pequena força da GNR com fanfarra e tudo e dissemos aos polícias que barravam a entrada que só queríamos atravessar o pátio e entrar no museu. Não era possível, ia haver ali no pátio uma troca de embaixadores, informaram-nos que teríamos de dar a volta e entrar pela fachada principal do Palácio.    Lá fomos, eram 4h da tarde e um grande e pesado calor, palmilhámos toda aquela volta, galgámos entre o arvoredo, chegámos à frente do Palácio e vimos lá ao fundo o pátio com o aparato já descrito. Aos polícias da entrada dissemos que íamos ao Museu que, como se sabe, tem a porta logo ali ao lado esquerdo - não se podia por causa da cerimónia que haveria de  decorrer no pátio, lá ao fundo.  Nem seria precisa uma grade, bastava um dos polícias vigiar a entrada no museu e impedir que se avançasse pelo acesso ao pátio - não senhor, adiaram a exposição e para diminuir o ridículo alargaram o prazo para Outubro. Saloísse, por causa  duma cerimonia no pátio do Palácio não se podia entrar na porta logo ao lado - não é programação, é provincianismo e sujeição à cagança  dos embaixadores estrangeiros para que não houvesse misturas. E os "comandantes" não foram capazes de informar os policias do lado de trás que também não se podia entrar pela frente...

O PS  no seu melhor e nós no nosso pior...

Episódio A -O Presidente da CP demitiu-se porque não tem meios para gerir a empresa, estamos no último trimestre do ano e nem sequer tem aprovado o plano de actividades deste ano. 
Onde é que já se viu? Então António Costa não sabe que  mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo? Não há cativações, claro, mas reter o plano de actividades até ao fim do ano, é apenas planeamento cuidado. É preciso descaramento, que teve como consequência Pedro Nuno Santos - que entre outras qualidades parece ter a da frontalidade - criticar publicamente e em tom sério o Governo de que faz parte.

António Costa tem vindo a governamentalizar todo o  aparelho do Estado de uma forma escandalosa, e a sua  arrogância, que toda a gente já detectou, começa a ser inaceitável. É precisa decência!!

Episódio B - A sem-vergonhice com que o Cravinho, Ministro da Defesa, resolveu anunciar a demissão do CEMA ( porque este aqui há tempos criticou o plano de reforma das Forças Armadas como o fizeram quase todos os oficiais superiores, como Ramalho  Eanes, por ser a submissão das FA à política partidária ...) e levou-o ao desplante de anunciar também que iria ser substituído por Gouveia e Melo. o vice almirante que foi excelente na questão da campanha de vacinação. E A. Costa não sabia deste anúncio, alguém acredita? Levou uma ripada do Marcelo para aprender...

Isto deixa-nos perante o melhor do PS, que é a liberdade de expressão interna, como a independência de opinião dum Ministro na defesa de um empresa de interesse crucial para o País, a CP, e o pior que é esta ardilosa procura  de controlar tudo - Justiça, todo o aparelho do Estado e agora as Forças Armadas.

Ainda vamos voltar a ver mais episódios desta telenovela, o Costa  a fugir a uma remodelação do Governo e os Ministros, quase todos, a darem tiros nos pés... Remodelação que, a acontecer,  vai revelar a dificuldade em recrutar novos ministros capazes- quem é que, com categoria profissional e ética, aceita ir para um Governo por dois anos com as cenas que ´tem ocorrido?  







Sem comentários:

Enviar um comentário