quinta-feira, 11 de novembro de 2021

 Governo - disparates a mais

Este novo episódio  do escandaloso assunto dos militares portugueses que em missões ao serviço da ONU em África criaram uma rede de tráfico de ouro, droga, etc, põe questões fundamentais a este  Governo : então o Ministro da Defesa trata deste assunto tão grave, sozinho, contacta a P. Judiciária, contacta a  própria ONU e não informa nem o Primeiro Ministro (PM) nem o Presidente da Republica (PR) ? É sequer admissível que um assunto de tanta gravidade nacional e internacional ande a ser tratada pelas chefias das Forças Armadas e o PR que é o Chefe supremo  não saiba de nada?  Mesmo que isto, já de si muito grave, tivesse acontecido, é ainda sequer imaginável que o Ministro nem ao PM tivesse dado conhecimento ? É assim ? Anda tudo em roda livre ? Que PM é este afinal? Que autoridade se auto-assumiu o tal J Cravinho para se posicionar acima das chefias a quem deve obediência e num assunto internacional que também o Ministro dos Negócios Estrangeiros desconhecia? Parece demasiado estúpido para ser assim tão simples.

Há pouco tempo foi a exoneração do Chefe de Estado Maior, à revelia do PR, para nomear para o lugar  Gouveia e Melo, a nova estrela que saiu da campanha da vacinação com tanto sucesso - e fica tudo pelas desculpas, por um lapso de comunicação?  Para  falar  em vol d'oiseau na abécola do Ministro do Ambiente:  uma das suas viagens a 200 km/h conheceu-se tarde porque só tarde se soube, a protecção ao eucalipto, a falta de credibilidade dos EIA que tem ocorrido em assuntos do Ambiente, além dos negócios das minerações a céu aberto e outras asneiras intoleráveis; já com o Cabrita e a série de atropelos ao seu  bom nome sendo um governante,  a passividade de António Costa devia deixar-nos cheios de interrogações  - será apenas arrogância do PM ou  a sua inépcia? Agora somam-se as atitudes arrogantes do Cravinho, com uma lei das Forças Armadas que pretende, no fundo, aumentar o controle governamental e que tem contra si a maioria dos  oficiais superiores das Forças Armadas ( e eu confio em absoluto em Ramalho Eanes) - são coisas a mais para ele agir sozinho. A especulação é inevitável : será da parte de Costa simples protecção de ministros amigos do peito ou estes "tem na mão" o PM vá lá saber-se porquê? Mas tudo acabará por se saber, é questão de mais tempo,

Bacalhau no seu melhor

Este  bacalhau é o Presidente da Câmara Municipal de Faro, rebentando pelas costuras por mais esta vitoria nas Eleições Autárquicas, onde muito mais que o seu mérito contou o desmérito das oposições - não estava mesmo a ver-se que aquela lista do PS era para ninguém votar nela?

Pois agora ouvi, com estes ouvidos que a terra há-de comer, numa  entrevista â rádio, a dizer que se for necessário deve-se ir buscar o Chega para fazer a maioria da direita - assim mesmo é que é, nada como ser claro. E eu acredito que se a direita crescer isso aconteceria tanto faz que à frente do PSD esteja o Rui Rio ou o Rangel - mas este Rangel não tem mesmo figura nem discurso para Primeiro Ministro como ele ufanamente se propõe!!

Espero que num último relâmpago de vergonha esta gente do PSD deixe de invocar Sá Carneiro ( mas Balsemão mantém-se calado e  não devia...), porque ele e os seus fundadores - eu conversei algumas vezes com  o Magalhães Mota- eram social democratas e tentaram inscrever o partido na Internacional Socialista onde já estava  PS de Mário Soares. Agora são todos liberais, quando o liberalismo - o neo liberalismo -  já conheceu melhores dias...

São as inflexões da História.




Sem comentários:

Enviar um comentário