terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

 Este tempo que nos rouba o tempo

24 graus de temperatura em Fevereiro, mesmo no Algarve, é um absurdo. Tem dado uns belos dias de praia e eu que sou um "beach boy" trocava de bom grado esta benesse por umas boas chuvadas.  

Esta manhã ouvi na rádio um programa no qual o Prof. Filipe Duarte Santos, com a sua autoridade científica, defendeu aquilo que alguns como eu,  com menos bases científicas  apenas motivados e interessados, defendem - a dessalinização da água do mar para abastecimento urbano das populações do litoral como existe em quase todos os países do Mediterrâneo ( Espanha, Malta., Argélia, Marrocos, Israel, etc).  Até o cavalheiro  que tem a pasta do Ambiente já começa a falar nisso, e pode ser ( quem sabe!) que ainda o venhamos a ver envolvido num belo negócio para instalar uma estação dessalinizadora, mas  se isso significar que vai mesmo embora e troca o tacho ministerial pelo da água,  já é um ganho. Pode vir sempre pior,  mas  há-de ser difícil...

 Quanto á dessalinização no Algarve espero que os peritos acabem com as rixas entre Autarcas e implantem a estação ( ou estações) de tratamento num local adequado, que tem de ser onde o mar for agitado, e para mim isso significa que terão de ser instaladas na costa oeste. Instalar na costa sul é perigoso, pois  as correntes marítimas dominantes são de Barlavento para Sotavento e a excessiva salinização da água do mar que resulta do tratamento  ( cada 3 l de água salgada fornece 1l de água potável e 2 l de água super salina a devolver ao mar), nesta costa sul, corre o risco de ser  empurrada para nascente e para a Ria Formosa. É precisa muita cautela, são erros que depois se pagam caros. E o sal que fica retido tem aplicação industrial e se for excessivo há sempre possibilidade de o armazenar em velhas minas abandonadas  -  se isso se faz para resíduos radioactivos, com muito menos perigo se pode fazer para sal.

Mas voltando ao assunto inicial, nesse mesmo programa falaram várias pessoas, alguns técnicos, houve demonstração da inépcia  e atraso de medidas do Governo nestas matérias, até que a Ministra da Agricultura o que teve para dizer foi confrangedor - é que está a pedir e vai continuar a pedir mais milhões à EU apara resolver a crise. .Foi o que eu denunciei  já há dias, em vez de terem medidas a tempo e ideias para a crise que se adivinhava - só o Governo é que não via - atiram  com milhões para a frente. 

Também há dia o antigo ministro Capoula Santos só disse patetices,  como terem sido investidos milhões ( cá está !) em obras de regadio e de retenção da água, e este tempo de seca é apenas mais um ciclo habitual a que se seguirão, outros de muita chuva. Com frades destes mal vai o convento ! Se o novo Governo continuar a pensar assim estamos fritos.

Agricultura, florestas e ambiente são  tres faces do problema que é o sector primário ( as pescas é outro sarilho) porque estes governos que temos tido, com agravamento da situação desde o Passos Coelho-Portas e estes dois do PS, não tem perspectivas de médio e longo prazo e "roubam" verbas -  além de não terem ideias - verbas que estão orçamentadas mas ficam cativadas, não vêem a luz do dia pois o déficit tem que ser positivo para a UE ver como governamos bem.

Falar em Conservação da Natureza é outro assunto de triste memoria, embora o mesmo cavalheiro afirme que nunca as Áreas Protegidas estiveram tão bem como hoje, antes eram uma desgraça, disse e com toda a alta.  Os seus subalternos dizem que  aqueles  como nós que  criticamos o status quo  estamos ultrapassados, amarrados a esquemas do passado. Se quiserem um  dossier com fotografias do  estado de ruina de grande parte do património das APs, também se arranja,

O engº silvicultor Octávio Teixeira, último administrador florestal do Pinhal de Leiria, escreveu um excelente trabalho denunciando a estupidez do que tem sido a política florestal, tal como  alguns outros temos dito, esta gente não percebe nada. Há dias o Presidente da Associação dos Bombeiros queixava-se da inépcia  da GNR que assume a gestão dos fogos  florestais sem saberem o que devem fazer  e tem toda a razão. Durante décadas os fogos florestais eram combatidos pela Guarda Florestal e pelos Administradores Florestais em colaboração com os bombeiros e assim se debelavam os incêndios a tempo e horas, raramente escapavam ao controle. Hoje, com tanta tecnologia, tantos meios aéreos ( que enchem os bolsos ás empresas de aviação "especializada") e tanta sabedoria de "especialistas", tivemos, só aqui em baixo, o incrível incêndio de Monchique em que levaram uma semana a ver aproximar o fogo desde o lado norte até ele chegar e subir à linha de festos da Fóia ...e deixaram passar o fogo para sul, ! - foram incapazes  de, naquela posição  de dominância em que estavam homens e máquinas,  conterem o fogo; no incêndio da Mata Nacional  da Conceição, não havia qualquer ordenamento florestal, em terreno plano,  vegetação  vizinha com   1 m de altura - foram incapazes de impedir que o fogo chegasse à Mata!! Os exemplos podem continuar mas estes são bem exemplificativos da inexistência de uma estrutura de gestão florestal implantada no território e de uma ligação  que já era ancestral entre os serviços florestais e os bombeiros,

Para finalizar : o grande reforço do poder da Administração Interna deve servir de  alerta aos democratas, porque é um sintoma do tipo concentracionário próprio das ditaduras e democracias "musculadas" . uma maioria absoluta de um só Partido , por mais declarações que os socialistas possam fazer  de juras á democracia. temos visto como tem sido a ocupação de todos os cargos maiores do aparelho do Estado por boys com cartão, em detrimento de outros mais competentes mas que não tem cartão; a arrogância concentracionária de um Governo, a propósito de que vai ser de menores dimensões ( o que é bom, por esse lado )  e mais coesa, pode dar lugar a  excessos de pequenos ditadores, que ninguém  controla - e quem fala   ...vai rua !






Sem comentários:

Enviar um comentário