terça-feira, 3 de maio de 2022

 Semelhanças e incongruências

Os argumentos iniciais de Putin para fazer a invasão dos  países limítrofes e ameaçar com a 3ª guerra mundial são a protecção dos núcleos de russófonos e russófilos e a manutenção da sua zona de influência em segurança.

Quais eram os argumentos de Hitler para iniciar a 2ª Guerra Mundial? A protecção de todos os povos germanófonos e germanófilos e a manutenção do seu "espaço vital", esta a expressão usada e quer dizer o mesmo que zona de influência.

Repare-se na semelhança de argumentos entre um chefe nazi e outro chefe - quê? só  nacionalista, comunista?...-, um em meados do século XX e outro no início já avançado a caminhar para meados do século XXI.

Quem apoiava as intenções dos alemães? Tanta gente, cá em Portugal, em Espanha... até um ex-rei de Inglaterra.

Quem apoia agora as intenções dos russos? Os comunistas do PCPortuguês e certamente outros por esse mundo fora; mas então estes não estiveram contra os nazis, fascistas e pela liberdade e independência de todos os povos contra o domínio estrangeiro? ? E agora, por razões idênticas apoiam os putinistas?

Há tropas ucranianas a invadirem a Rússia? Ou há tropas russas a invadirem a Ucrânia ? O velho Jerónimo nem dobra a língua para dizer invasão, é apenas uma operação militar especial - especialíssima !!

Semelhanças e incongruências.






Sem comentários:

Enviar um comentário