sábado, 21 de outubro de 2017

A destruição pelo fogo do Pinhal de Leiria é um crime  de lesa património, mesmo  um crime

de lesa Pátria

É o   retrato mais atroz do que significou a destruição dos Serviços Florestais e o desmantelamento da sua organização no terreno. os testemunhos recentes de quem acompanha a vida do Pinhal do Rei dão conta do abandono da mata, da falta de limpeza do sub-bosque.
Eu não me movimento à vontade nas redes sociais, outros o fazem com facilidade, por isso faço um apelo a todos os silvicultores, outros técnicos florestais e de forma geral a todos os profissionais dos diversos ramos que se preocupam e estudam as Ciências da Terra,  para que se constitua uma lista nacional de quem se considera de luto e também de repúdio pelo que aconteceu ao Pinhal de Leiria. A destruição da mata de Leiria  é o retrato fiel e resumido do que aconteceu no resto da área florestal portuguesa.
Os Ministros e Secretários de Estado da Agricultura e Florestas de todos os Governos que possibilitaram a erosão e o desaparecimento dos Serviços Florestais devem ser enumerados numa lista pelo menos para memória futura. E o anterior Governo que criou a alma penada chamada ICNF devia ser responsabilizado de forma muito especial ; em primeiro lugar arrumou com o ICN e a sua função primordial de coordenar a política de Conservação como pilar fundamental da política de Ambiente e a gestão das Áreas Protegidas que hoje estão num marasmo e desorganização totais : em segundo lugar fez do F, o que era o resto dos Serviços Florestais, uma caricatura ridícula do que devem sr os serviços florestais.
Inícios de incêndio na mata de Leiria sempre ocorreram, mas os guardas florestais presentes e o pessoal que ali trabalhava, rapidamente acorriam e acabavam com o fogo se mais consequências. O incêndio que agora quase destruiu por completo a mata de Leiria não pode ficar impune e escondido no seio da tragédia que assolou o país; não terá morrido ninguém mas morreu um grande pedaço da História de Portugal. É simplesmente inconcebível ! Façam deste apelo  uma corrente imensa!!
19-10-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário