terça-feira, 3 de outubro de 2017

Apontamento político

Não posso deixar de escrever um pequeno apontamento político, para memória futura, e tem a ver com as eleições autárquicas que se realizaram no domingo 1 de Outubro.
A nota dominante foi o desaire do PSD e espera.se que desta vez o partido se veja livre de Passos Coelho. A minha opinião vale o que vale, mas creio que chegou ao fim a presença quotidiana de um sujeito que quis ser político, a quem um grupo atirou para a frente sem cuidar se o dito tinha ou não preparação e capacidade para chegar - pasme-se !! - a Primeiro Ministro. E na verdade não tinha nem uma coisa nem a outra. E chegou mesmo ao lugar !!
Depois do desastre que foi para o País o consulado do José Sócrates Pinto de Sousa, surge outro desastre e sempre sob a batuta de uma múmia ambulante, Cavaco Silva.
O problema de Passos Coelho agora talvez seja o de não ter onde cair morto, pois abandonando a política quem é que lhe vai dar um tacho para se aguentar?  Ele praticamente nunca tinha trabalhado, uns amigos arranjaram-lhe uns lugares numas empresas, para preencher tempo e ganhar algum, (nunca se aclarou bem o assunto da Tecnoforma...) mas agora depois do desastre que ele protagonizou alguns desses amigos se calhar já não vão nessa ( basta ouvir as palavras do Eng.º Angelo Correia...).
O PSD tem agora um futuro incerto. À volta de Passos Coelho secou tudo, os que o rodeiam é gente sem categoria nenhuma; Montenegro que talvez se perfile para a sucessão, além de um tom arruaceiro pouco próprio para um lidere é a personificação da Maçonaria - isso tem muito peso mas mal será para todos nós se tivermos um pedreiro livre, ao que parece empenhado no avental. Miguel Relvas é muito capaz de tentar regressar, agora que está a tirar as disciplinas que faltavam para ser doutor... O seu nível intelectual também é um mimo !! Rui Rio é um candidato, mas além de ter posto as contas da Câmara do Porto em ordem, o que fala da sua boa qualidade de contabilista, deixou a Cidade Invicta no marasmo social e cultural. Bom Primeiro Ministro, não há dúvida.
Depois há uns tipos ainda menores, como o Paulo Rangel, um trauliteiro intriguista que não tem categoria para outra coisa senão para aquela figura que agora faz. E assim um partido que tem sido fundamental para a democracia portuguesa, mesmo quando não se concorda com a social democracia de direita que ele sempre representou, está em apuros. Sá Carneiro se voltasse cá  voltava a ir-se embora ao ver o que fizeram da sua herança partidária...

Sem comentários:

Enviar um comentário