domingo, 1 de outubro de 2017

Reabertura do blogue

CATALUNHA
Doenças e férias forçaram a interrupção do blogue, que hoje retomo e com um assunto bem relevante : a CATALUNHA
Decorre hoje o anunciado referendo dos catalães sobre a sua independência, e todo o dia não cessaram de ocorrer actos da maior violência sobre a população que pacificamente, nas ruas e praças de Barcelona, defendia a sua opção. A polícia mandada pelo Governo central de Castela, agiu de forma indescritível sobre um povo que quer manifestar a sua vontade.
Que fique aqui bem claro o meu entendimento : todos os povos com identidade cultural e história multi-secular têm direito à sua autodeterminação e independência. A Catalunha é um país, é o território de um povo com língua, cultura e história próprias, país que foi sucessivamente anexado pelas forças mais poderosas centralistas de Castela, como foi Portugal, como continua a ser o País Basco. Se a Constituição actual da Espanha não permite a autodeterminação dos povos que estão englobados no domínio  castelhano, o que está mal e é anti democrático  é a Constituição.
Que outra forma tem então o povo catalão de se autodeterminar? Por que via pacífica o pode fazer ? 
Se em 1640 Portugal continuasse a respeitar a lei espanhola, que nos anexou e oprimia, não teria conseguido retomar a sua independência. Foi pela revolta, pela guerra que durou duas décadas, que Portugal assumiu a sua autodeterminação e, como sabemos, à custa do sacrifício da Catalunha que se revoltou ao mesmo tempo e assim forçou Castela a dividir as suas forças armadas.
Se aceitamos e nos vangloriamos da nossa luta contra Castela, porquê não reconhecer o mesmo direito aos catalães?
Não vai ser desta vez ainda, mas a luta democrática dos catalães acabará  por triunfar, TÊM ESSE DIREITO !!

Sem comentários:

Enviar um comentário