domingo, 25 de novembro de 2018

A   espuma  dos   dias
A espuma dos dias refere-se àquelas pequenas ocorrências que muitas vezes escondem problemas sérios da nossa vivência nacional ou internacional.

1 - A penúria portuguesa  - Há um caso que ilustra bem a penúria que se vive em Portugal, num problema que tem sido tratado apenas no plano da ética. Refiro-me à prática de alguns deputados de marcarem presença no Parlamento sem lá estarem; para além do aspecto, que é o mais focado, de ser  uma ilegalidade cometida precisamente pelos agentes dum órgão de Poder que regula a legalidade da vida democrática portuguesa,  na casa que é o cerne  da nossa democracia, há outro aspecto que eu chamo de revelador da penúria em que vivemos. É os deputados serem levados a esta aldrabice para não perderem o direito à senha de presença que não chega aos 70 €  !!  Com franqueza, tal é a "fome" e o desejo de  ganhar os tostões todos que for possível, que leva deputados a cometerem esta pequena falcatrua... E deve ser prática já antiga, que só por azar agora foi descoberta, e conspurca todos os deputados mesmo aqueles que nunca usaram este subterfúgio.

2 - A tragédia da estrada de Borba  -Era uma tragédia anunciada, só que sem data marcada. E ilustra bem a forma como funcionam muitos dos serviços do Estado e das Autarquias.
Se há por lei uma distância de segurança ( 30 m,  50 m ?) entre os limites da exploração das pedreiras e a berma das estradas que passarem perto, como é que durante décadas  se deixou que os limites destas pedreiras se encostassem à própria berma da estrada? Não foi de um dia para o outro que as pedreiras foram exploradas até mesmo à berma - então e as visitas anuais ( pelo menos...) de inspecção oficialmente obrigatórias a efectuar pelos Serviços competentes nunca detectaram a aproximação  cada vez mais evidente dos abismos a ladear a estrada ? E as duas Autarquias que são ligadas pela estrada nunca fizeram nada nem foram capazes de impor ao Estado uma intervenção ? E deixaram avançar as explorações ?
O último memorando a apontar a gravidade da situação ao que parece data de 2014, mas agora quer o CDS quer o PSD vêm bradar que o Estado falhou. E quando estavam no Governo em 2014 o que é que fizeram para colmatar a deficiência? Desfaçatez não lhes falta, mas o Governo da geringonça também já devia conhecer esta  situação e o que é que fez para resolver o caso da estrada de Borba?

3 - A tragédia da Síria -  É uma vergonha há demasiado tempo a prolongar-se num século que devia ser de  civilização, cultura e dignidade humana. 
Mais uma vez um dos lados do conflito voltou a atacar com gases tóxicos a população indefesa, e qualquer das partes acusa o outro de o ter feito. A Europa, que ajudou a despoletar o conflito,  comodamente acusa a Rússia ( que já nos habituou a actos de terrível carnificina) de ter feito o ataque, a Rússia acusa os aliados da Turquia, outro país que para actos de barbaridade não precisa de mais pergaminhos, e entre trocas de acusações  a dor, a morte, o sofrimento de centenas de pessoas continuam a ser discutidos nos comunicados oficiais. A ONU  não é por ter à frente  um  António Guterres  que faz seja o que for. 
É esta a Humanidade ocidental do século XXI.










Sem comentários:

Enviar um comentário