sexta-feira, 24 de maio de 2019

A Europa - Vou estar ausente o fim de semana ( mas já votei antecipadamente...)  e quando voltar a escrever já se saberá como vai ficar o Parlamento Europeu.
Ao contrário de muita gente - e talvez me engane - eu não estou convencido de grandes triunfos da extrema direita e muito menos de ameaças fascistas ou até nazis como já por aí  se quer  dar a entender.  
Vamos assistir a um crescimento desses votos em partidos populistas, racistas e xenófobos, mas serão muito mais em todos os outros partidos. Além disso ao mesmo tempo que tem vindo a crescer a propaganda desses grupos de direita radical, também por toda a Europa  tem havido um crescendo de partidos de esquerda moderada e de ecologistas, que reagem contra a apatia dos velhos partidos tradicionais que não são capazes de se renovar.
O liberalismo é assim,  é como uma hidra de muitos tentáculos. que encolhe e estende consoante o ambiente é ou não favorável e aproveita gulosamente os excessos da direita radical facilmente subornável pelos cantos de sereia do dinheiro ; a falência das ideologias moderadas como a social democracia e a democracia cristã, também elas incapazes de resistirem aos apelos neo-liberais e aos atractivos que os poderosos interesses económico-financeiros manobram com mestria,  faz parte do ciclo de etapas do comportamento das sociedades humanas. Mas o triunfo do fascismo e ideologias quejandas, não, por muito que assustem agora, para mim creio que "não passarão".  Umas franjas das novas gerações podem ser atraídas para esse lado da "dark force" mas a maioria das novas gerações vai exigir aquilo que a moderação pode oferecer, o controle dos desmandos do poder económico-financeiro ( o que não é o mesmo que o regresso dos comunismos, também eles enterrados na arca das velharias). a liberdade de expressão e de criatividade, a caminhada da Humanidade para a unidade e para o tal ponto Ómega que previa Teillard de Chardin... /( mesmo que eu dispense a intervenção divina para essa caminhada).
Vamos ter um PE mais fragmentado, mas as ideologias democráticas vencerão - e acredito cada vez mais as das esquerdas  democráticas e respeitadoras do Homem.

Sem comentários:

Enviar um comentário