quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

A espuma dos dias
1 - António Costa, a táctica nem sempre acerta
O  Primeiro Ministro é reconhecido como um excelente político a delinear tácticas  de entendimento para governar e levar a sua vontade adiante. No anterior Governo que ficou  conhecido pela geringonça fez uma aposta na esquerda e conseguiu dar um exemplo a toda a Europa - com bom senso e moderação é possível contornar o neoliberalismo da UE e governar de acordo com aquilo que é a vontade geral do povo.  Não se aceitaria que o marxismo exacerbado do PCP e o excesso ou radicalismo do BE  governassem o país; mas enquadrados pelas regras democráticas, como aconteceu, e para desespero das direitas, aqueles Partidos  trouxeram à governação ideias e medidas que, sem eles, o PS não teria a coragem ou a capacidade de assumir. E isso foi muito positivo. 
A decisão da António Costa de, nesta legislatura, deixar de voltar a trabalhar  num acordo com os partidos à esquerda, fosse porque razões fosse, era previsível que se traduziria numa precariedade política e numa governação titubeante e sem alma. Pode ter sido porque os sectores à direita dentro do PS fizeram pressão, fosse porque perante a Europa faria um papel julgado demasiado "esquerdista" para um membro da UE, fosse porque tem a sua agenda própria e dois anos é o prazo que anteviu para mudar para nova legislatura - fosse qual fosse a razão o certo é que vai perder e vai deixar de contribuir para que na Europa as coisas comecem a mudar em termos do neoliberalismo deixar de atrair grandes massas de população.  Sente-se que anda no ar a mudança e que mais uma vez o liberalismo baixará a grimpa, como a subida acentuada do populismo liberal e demagógico parece querer demonstrar e será a outra face que fará subir de novo a esquerda democrática. Por isso António Costa  falhou na sua táctica, veremos isso dentro de algum tempo...

2 - A "peste" do coronavirus -  A primeira grande "peste" do século esta ai a desafiar a Humanidade e a sabedoria e bom senso dos Governos, em todo o Mundo. É quase sempre da China que saem os miasmas destas infecções, seja pelos hábitos de vida das populações mais atrasadas daquele imenso país oriental, seja pelo clima - mas da Índia onde a porcaria ambiental também é grande  não consta que saiam assim  epidemias descontroladas.

3 - A  despenalização da eutanásia
Contra a reacção dos mais conservadores, entre os quais -  pasme-se !!- os comunistas do PCP, o Parlamento lá aprovou na generalidade o processo de despenalização da eutanásia e agora é esperar que os deputados de todos os partidos cheguem a consenso  na especialidade para que finalmente Portugal alinhe com os países mais avançados do Mundo em termos de encarar o processo da vida e da morte - e se decida a favor do fim  dos sofrimentos, físicos e psíquicos, para os doentes terminais. Aguardemos !!









Sem comentários:

Enviar um comentário