sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Mediterraneidade, o espírito do Mediterrâneo
O Mediterrâneo foi e é espaço e tempo para a maior epopeia cultural do mundo, com repercussões que se estenderam e estendem a todo o planeta.
Aqui foi o berço da grande saga civilizacional imbuída do espírito mediterrânico  - a mediterraneidade -  que existe e precisa de ser consolidado -  desde a ideia cósmica dos egípcios, a paideia grega, a literacia de Alexandria, o genius de Roma, os cadinhos de Cirene   e de Siracusa, a fúria do otomanos; aqui se geraram as tres religiões monoteístas que nasceram do mesmo tronco comum e que foi buscar inspiração à tradição oral que corria naquelas estepes desde a recolha de Gilgamesh, o tal de Uruk, " a cidade das grandes muralhas"  onde nasceu a escrita ocidental...
Albert Camus, Claudio Torres, Mohammed Atkoun e tantos outros pensadores das duas margens do grande mar que se formou há uns 5,6 milhões de anos, exaltaram e contribuíram para criar a consciência colectiva desta realidade que interessa aos povos do  Sul.
Nós estamos debruçados para o Atlântico mas aqui no Sul recebemos a maior influência do Mediterrâneo - influencia climática, da nossa flora e sobretudo da cultura dos povos que ao longo do Tempo nos visitaram, aqui permaneceram e deixaram o seu traço inquestionável. Por isso devemos ser nós também a exaltar a mediterraneidade como a nossa força de alma.


Sem comentários:

Enviar um comentário