quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

 Viva 2021

Viva 2021 e viva eu, que cheguei até aqui mais ou menos safo...

Portugal, na mesma...

Antes de falar nas misérias da América, falarei das nossas que para nós deviam ser motivo de reflexão séria.  A pandemia está  a aumentar e tudo por culpa apenas de todos quantos não ligam importância nenhuma às medidas mínimas de segurança que deviam tomar como prioridade. Ainda esta manhã, enquanto conduzia,  ouvi alguém a denunciar na rádio que entrou num pequeno minimercado e além de estar mais gente do que seria permitido nas dimensões daquela loja, quase ninguém estava de máscara. Outro ouvinte anunciou que entrou num estabelecimento lá da  terra e reconheceu uma pessoa que sabia e ela também sabia que estava infectada mas era como se não soubesse; chamou as autoridades e já estava uma data de pessoas infectadas também. Já se esperava que depois de maiores facilidades dadas pelo Natal, haveria aumento de infectados e só ontem foram mais  de 10.000 - mas porquê? Porque se juntaram famílias grandes, nas mesmas refeições e onde, é claro, se retiraram as máscaras. Depois "aqui d'El Rei" que o Governo é culpado, e responsável por tudo. O Governo é responsável por muita coisa e já falarei disso, mas os maiores irresponsáveis são os portugueses que procedem daquela a maneira, á moda do Trump e do Bolsonaro.

Contra os estados de emergência , que têm sido levantados e repetidos regularmente sem os quais não  é  possível impôr medidas restritivas á liberdade  de circulação e de associação - como se passa e com muito mais rigor noutros países europeus tão ou mais liberais que nós - tem-se oposto alguns partidos e não deixa de ter piada quem é que vota contra : os comunistas do PCP e anexos e os auto-indigitados liberais da IL e o Chega ( chega para lá, nada de encosto). Porque será? Os extremos tocam-se... Os comunistas devem ter medo que venham a ser implantadas as amplas liberdades que eles conhecem ( dizem que conhecem, nunca as viveram, mas eu visitei algumas...) nas democracias populares ( as outras democracias como a nossa, não são populares). Os liberais preferem que não haja repressão a todas as liberdades, que as pessoas mais fracas e mais velhas morram, sempre será um alívio, e que as empresas rebentem, ficando só as mais fortes. Foi assim que o Presidente  Hoover queria actuar aquando da Grande Depressão dos EUA, até chegar Roosevelt e adoptar medidas keynesianas de atirar milhões do erário público para a economia  e o emprego para que  recuperassem.

Neste aspecto, não deixou de ter piada o frente a frente para as eleições deste mês,  entre o Mayan da IL e o João do PCP, quando aquele acusou o comunista de estar a usar teorias do séc. XIX, como se o liberalismo que ele defende não fosse também do séc. XIX. sem tirar nem pôr... E esta, hen?

O Governo - que grandes desvergonhas

António Costa esta certamente muito preocupado com a sua agenda própria, e isso explica que tenha alimentado um Governo de 50 pessoas, com funções algumas vezes duplicadas entre Ministros e Secretários de Estado, e se tenha passado este ano de 2020 na pior confluência de asneiras que se possa imaginar em quase todos, senão em todos os Ministérios. Pense-se na barafunda do MAI, onde se assistiu a um assassínio de um  estrangeiro nas instalações do SEF do aeroporto de Lisboa, e que se chegasse quase ao fim do ano para se saber e rebentar na opinião publica, o horrendo do assassínio perpetrado por agentes à paulada no pobre do emigrante; e só agora se tenha decidido, pelo menos publicamente, em pedir desculpa à família e pagar uma  indemnização - se não tivesse havido escândalo público tudo passaria nas calmas...È o mesmo Ministério em que a polícia e a GNR disputam entre si a escolta às vacinas, como se fossem dois grupos rivais -  e são mesmo, no mesmo Ministério! E o Ministro fica incólume, ou não fosse "amigo do peito" do A. Costa,

O Ministério do Ambiente defende aguerridamente a indústria poluente do lítio, papel que deveria caber a um qualquer Ministério da Indústria, ficando o do Ambiente em guarda e a controlar. Não senhor. mistura-se tudo e com os famigerados Estudos de Avaliação dos Impactes Ambientais. Os mesmo EIA que suportam a implantação de estações fotovoltaicas em cima de qualquer terreno, seja solo agrícola seja mata como na Torre Bela - outra vergonha que dizem bem o que é o actual Ministério do Ambiente e um tal ICN (com F na frente).

Sobre a desvergonha do Ministério da Justiça já me  falta paciência para escrever, tantos são os casos e até de uma Ministra     que parecia incólume a desvios éticos. Mas este caso está mal explicado, aquele Director Geral que se demitiu e assumiu a responsabilidade, num dia disse uma coisa dois dias depois disse contrário. É capaz até de ser ele o verdadeiro culpado da asneira. Mas em cima da presidência portuguesa da UE, alguém quis puxar agora o assunto para um escândalo -. quem terá sido?... A Procuradora Geral, o caso do Tribunal de Contas, agora esta desvergonha da nomeação para a Europa... É este Governo com estes Ministros que vai presidir às políticas europeias durante seis meses ?

A desvergonha do EUA 

Já não posso mais com desvergonhas vindas de todos os lados!! Fica para outro dia



Sem comentários:

Enviar um comentário