Ainda e sempre o aeroporto no Montijo...
Continua a dizer-se na comunicação social que a ANAC "chumbou" o aeroporto no Montijo, e isso não é verdade.
O que a ANAC fez foi simplesmente recusar-se a apreciar o projecto por falhas legais relacionadas com a oposição de algumas autarquias e decidiu " indeferir liminarmente" o pedido de apreciação.
Portanto a ANAC não chumbou o projecto conforme as suas competências técnicas, sobre o qual terá de vir a pronunciar-se no futuro, seja o aeroporto no Montijo ou noutro qualquer local.
Já se afirmou dúzias de vezes que há mais de 50 anos que se fazem estudos para o novo aeroporto de Lisboa e isso significa muitos milhões de euros inutilmente gastos - gastou-se e vai continuar a gastar-se. São sempre estudos para viabilizar uma opção escolhida por razões politicas ou do negócio infeliz que foi a privatização da ANA nas condições desastrosas em que foi feita, amarrando o Estado a compromissos espúrios se o aeroporto não for feito no local mais barato e mais de acordo com as exigências e conveniências da multinacional francesa que ficou com esse encargo.
Tudo teria sido resolvido de início com base em motivos científicos sérios e de ordenamento do território se algum dos Governos que já tiveram o assunto nas mãos quisesse escolher a melhor opção e tivesse encomendado uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) que analisasse todas as localizações e soluções possíveis, incluindo a opção zero que será apenas a das possibilidades da Portela.
Fala-se agora, graças à pressão da opinião pública e do escândalo que tem sido esta trapalhada do "Montijo + um ", etc, numa AAE - mas quem é que acredita na seriedade da encomenda que vier a ser feita por este Governo com este Ministério do Ambiente ?
A única credibilidade para que a AAE seja realizada livremente e sem pressões políticas será através de um concurso internacional - duvida-se que isso esteja nos planos governamentais, depois do negócio com a ANA. Ainda iremos assistir a outros episódios desta telenovela bufa...
Sem comentários:
Enviar um comentário