Espuma dos dias...
Ainda a pandemia - As pessoas em regra têm respondido bem às exigências de confinamento, apesar de se darem conta de anomalias perfeitamente desnecessárias, que foram sendo descritas até hoje ( proibida a venda de livros das livrarias mas autorizada nos supermercados onde os ajuntamentos serão sempre maiores, poder entrar-se nas lojas das estações de serviço para pagar o abastecimento de combustível e poderem ser adquiridos todos os artigos existentes...menos uma garrafa de água, etc).
Mas basta haver uma minoria que falha nas regras mínimas e todo o edifício da prevenção vem abaixo - e vejo com frequência pequenos grupos de pessoas a falarem umas com as outras na rua e sem a máscara, ou sentados nas cadeiras das esplanadas vazias, em pequenos grupos e sem máscara, ajuntamentos nas filas para os supermercados quando podem perfeitamente estar a uns 2 m uns dos outros, e por aí fora. Mas as coisas estão a melhorar em ternos gerais e países que consideramos mais "avançados", como a Alemanha, Holanda, França, Republica Checa e outras estão a voltar ao confinamento porque os números de infectados aumentaram assustadoramente - outra vez !
A Eutanásia - Já tenho escrito noutras alturas que haverá sempre reaccionários quando uma sociedade procura dar um salto em frente e introduzir inovações nos usos e costumes, reacções que chegam por motivos religiosos ou ideológicos. E em geral chamam-se reaccionários a pessoas da direita mais extrema, que não aceitam mudanças políticas progressistas. Mas em reacção ao problema da eutanásia reagem contra ela à direita e à esquerda, por mais incrível que pareça. Depois de discutida no Parlamento a proposta de eutanásia, votaram contra o PCP e o CDS e sabe-se que o Marcelo é contra e fará tudo o que puder para empatar.
Mas até uma pessoa com capacidade para reagir de forma mais progressista, o António Barreto, também escreve barbaridades típicas da "arraia miúda"... Diz ele " Pasme-se ! Em plena pandemia, de confinamento em confinamento, ...." " não havia tempo menos indicado, momento mais desajustado e oportunidade mais perversa do que esta. Eles não percebem o mal que fazem." O que tem a ver uma coisa com a outra ? Eu pasmo com este chamamento ao sentimento, à comiseração, como se o facto de estarem a morrer pessoas com a pandemia não se possa falar de morte. Há cada uma!
Depois parece que apoia o suicídio assistido mas não a eutanásia - e esta é mais uma manifestação de pieguice forçada e total incompreensão do que é uma pessoa estar em aflição terminal, consciente, mas sem poder sequer alimentar-se sozinha e nessas condições não poder ser ela a tomar a droga para pôr fim à vida. É preciso total falta de consideração pela dignidade de quem sofre. Se assistisse, com eu já assisti a uma pessoa meses e meses, consciente, nos poucos intervalos que os tais paliativos a deixavam abrir o olhos e falar, mas cada dia menos consciente até ficar tolhida e que enquanto podia perguntava " para morrer é preciso passar por isto", ou "já estou morto e eles não sabem"- como é que se pode negar o auxílio de uma comissão médica para providenciar um fim digno?
Outra balela usada " a vida humana é inviolável", mas o aborto não é ( se calhar também foi dos que se opuseram, pior se o apoiou, nem quero saber), e "o suicídio assistido não é uma violação da vida humana". "O valor da inviolabilidade da vida humana não é respeitado pela eutanásia, dado que alguém tem de agir contra a vida de outrem."
Mesmo com todos os cuidados, que já foram propostos até à exaustão, para que não haja abusos nem erros, é descaradamente não acreditar na capacidade de uma equipa de médicos ser capaz de determinar a irreversibilidade da doença e que ainda tenham que calcular o grau de sofrimento, como se houvesse uma escala igual para toda a gente. Puxa, tanta hipocrisia.
Volto sempre ao mesmo : quem impede a eutanásia está a impor a sua vontade a todos, quem pede a eutanásia está a pedi-la só para si,
Até a Espanha acaba de autorizar a eutanásia,
Quando dá para o reaccionarismo os portugueses são dos piores neste mundo ocidental evoluído!
Sem comentários:
Enviar um comentário