quinta-feira, 19 de agosto de 2021

 Afeganistão

Está na ordem do dia e vai ficar por muito tempo. Dos 20 anos de permanência dos EUA e da NATO naquele país ficaram algumas coisas : 

- ficou excelente armamento e meios aéreos para os taliban...

- e para os que, como o BE, condenam a invasão  porque são por ideologia contra aqueles  dois protagonistas, que não se esqueçam de que : ficaram 20 anos em que  alguns afegãos, em especial as mulheres e as raparigas, puderam conhecer o que era a liberdade e puderam estudar, trabalhar, desenvolver as suas capacidades intelectuais ; a invasão permitiu aniquilar a Al Qaeda e reduzir a capacidade do ISIS, liquidando Bin Laden, Príncipe saudita que se espera o BE não adorava só por ser anti americano; ficou no Afeganistão a semente da liberdade no coração e na alma de milhares de jovens de ambos os sexos que poderão um dia almejar um regime diferente daquele a que vão agora ficar sujeitos. As sementes germinam nas boas terras.

E a esperança não morre, porque continua a existir a Aliança do Norte que nunca deixou de combater os taliban mesmo quando estes estiveram no Governo e já prometeram que vão continuar a combatê-los - quer dizer os taliban não terão o controle de todo o país, certamente da maior parte mas não todo.

Coisa estranha ( ou talvez não) é que os Governos muçulmanos não tem dito nada -pelo menos a comunicação social portuguesa e algumas estações  como a CNN ou a Sky News que tenho pesquizado. Não lhes diz respeito? Já algum desses países deu um passo para receber refugiados? Será que os Waby, que são a Arábia Saudita, são simpatizantes ( ou mais do que isso) dos taliban?... E se isto é assim, o que farão os americanos com estes seus amigos sauditas ?

O eterno perdedor ou o avozinho irrequieto

Santana Lopes  é um  perdedor, que as vezes ganha qualquer coisa, claro, mas qua anda década atrás de década a correr atrás dos prejuízos; ainda tem de vez em quando o desplante de falar cheio de mágoa de o Jorge Sampaio lhe ter estragado o seu papel  primordial de Primeiro Ministro, que chegou mesmo a ser com aquele procedimento patético de que muitos se lembram certamente.

Ele diz que não,  mas o meu Amigo Duarte Silva que lhe sucedeu na Câmara Municipal da Figueira da Foz ( e que era uma pessoa de comportamento irrepreensível )  bem me disse como estava aflito com a dívida que o avozinho  irrequieto  lá deixou.






Sem comentários:

Enviar um comentário