domingo, 15 de agosto de 2021

Incongruências do nosso tempo 

Saltam-nos constantemente à nossa frente as incongruências do nosso tempo, na nossa terra e no mundo.

Cá por casa, desde  que há a pandemia,  tem sido assim : há dias um pediatra, certamente ilustre, escrevia que era  um dia de tristeza quando a DGS aceitou vacinar as crianças a partir dos 12 anos. Ontem no mesmo jornal outro pediatra, também certamente ilustre,  dizia que a vacina é eficaz, segura e  necessária neste grupo etário. Excelente, não é ? Uns são do Sporting, outros do Benfica, e ainda há os do Porto...

Desde Março de 2020 que tem sido assim : uma data de especialistas de todas as especialidades dizem  uns uma coisa e outros o seu contrário, incluindo o Bastonário da Ordem dos Médicos  que faz caixinha apenas com o Sindicato dos que são da sua cor política, quando era suposto a Ordem dizer respeito a todos os médicos... Se esses que contrariam as decisões que são tomadas tivessem os seus pontos de vista reconhecidos seriam todos os outros a estar contra.

Conclusão : faz muito bem a Drª Graça Freitas ao tomar as suas decisões esperando cautelosamente pelos dados europeus e da OMS, só não devia -cá está a minha opinião -  era ter cedido ás pressões do Presidente da República, porque sendo este um hipocondríaco assumido é normal que assuma posições desse calibre e além disso, como fala demais em assuntos sobre os quais devia guardar silêncio, é esperado que se meta  a dar palpites; e com a sua posição de Presidente- Comentador quer influenciar publicamente  o Executivo. Se estão à espera que Marcelo  neste seu último mandato vá ser  o mesmo "apaziguador" que quis ser no primeiro mandato, tirem o cavalinho da chuva... Ele tem a sua agenda da direita, que manteve em stand by, mas que vai activar  agora. Veremos se me engano...

Lá por fora, é preocupante o que se passa no Afeganistão, e a primeira pergunta que se faz é o que fizeram  os EUA e a NATO, durante 20 anos a treinar as forças armadas oficiais e a combater os grupos radicais. Em poucas semanas os bandos de islamitas recuperam todo o país,  e com eles regressa o reino do terror.

A maior incongruência da Humanidade, neste século XXI, é que, a par do maior avanço da tecnologia, da arte e da ciência, surgem  forças tão poderosas que representam os valores da Alta Idade Média e conseguem  impor esses valores com violência.

Como é possível que haja populações inteiras que abracem os usos e as atitudes  que violam séculos de evolução dos valores do ser humano ?  E não é só porque se trata de países afastados dos valores ocidentais ou porque o Islão é mesmo assim - mesmo sendo uma religião parada no tempo; eu já tenho referido os tuaregues que, sendo um povo nómada,  duma das regiões mais pobres do mundo, sendo muçulmanos, apesar de tudo  tem uma invejável noção da liberdade. E, por exemplo,  no que respeita ao tratamento dado às mulheres não têm qualquer semelhança. Além de considerarem que   descendem duma mulher guerreira - e mostram com orgulho o que dizem ser as ruínas do seu túmulo, na região da Tamarasset-  há pelo menos uma comunidade  na ilha de Arguim, em que a chefe é por tradição uma mulher.

O Oriente, com evidência para a China e o Japão, tem contribuído ao longo dos séculos para o avanço do conhecimento e das artes; o Islão árabe teve uma época que correspondeu ao Al Andaluz  em que foi relevante nesses domínios, porque se abriu ao mundo e à evolução do espírito humano e recuperaram  muita da tradição greco-romana, e o Islão persa foi grande também quando coexistiu com a sua antecedência zoroastriana - o que lhe valeu, apesar do fechamento a que foi sujeito nos tempos modernos pelos radicais xiitas, manter um importante papel na tecnologia e na ciência.

Agora, estes  bandos de radicais afegãos e árabes, que destruíram os velhos budas,    que arrasaram ruínas romanas como em Palmira, que dão eles para os avanços dos seus povos? Será que a sua raiva enraíza na constatação de que se servem da mais moderna tecnologia  e de suporte científico, quer de armamento quer de telecomunicações, e não são capazes de contribuir com nada para esse  meios ?  

Esperam-se tempos de grande terror  no mundo inteiro, tanto mais que países oportunistas como a Rússia e a China já se entenderam com os talibans para garantir a sua segurança.

Regimes da direita cada vez mais radical aproveitam-se das fragilidades das democracias e com a sua linguagem populista conquistam  governos e populações, um pouco por todo o mundo. Chamar de esquerda a China ou a Rússia só  por piada... E alguns de esquerda marxista fora de tempo lutam pela existência, como a Venezuela ou Cuba.

De novo por cá eu culpo as asneiras, o clientelismo descarado  e a falta de perspectivas deste segundo Governo de António Costa pelas derivas para a direita e extrema direita de muita gente; tenho falado com pessoas dos extratos digamos mais baixos da população mas também de classes mais elevadas e as suas ideias aproximam-se  cada vez mais dos "chegas", da comunicação social mais direitista  -  e nem pensam no que isso lhes podem vir a trazer no futuro. O Ministério Público  investiga grupos extremistas portugueses  e fala-se de milhares de militantes...  Com a aleivosia proclamada da "ditadura da cultura marxista" como se  estivéssemos a viver um regime desses, certos "historiadores"  prosseguem a sua campanha de desinformação selectiva.

Democracia é um regime caro, frágil  e exigente em cultura e formação individual e colectiva - e os Partidos que não colaborem para assegurar  a sua salvaguarda, à esquerda e à direita, estão a cavar uma sepultura para o regime.







Sem comentários:

Enviar um comentário