sábado, 4 de dezembro de 2021

 A espuma dos dias

O Presidente da República e a eutanásia

Marcelo Rebelo de Sousa arranjou novos argumentos para adiar a aprovação da lei de regulamentação da eutanásia.  Com um mal disfarçado cinismo inventou desculpas para que as suas convicções católicas conservadoras viessem ao de cima - é imperdoável. Ele de resto demonstra que não é o Presidente de todos os Portugueses mas  apenas dos da direita  radical e, afinal,  dos...comunistas.

A actual lei tinha sido aprovada por maioria confortável no  Parlamento, tendo votado contra o CDS, o Chega, alguns deputados do PSD e sete deputados do PS e o PCP - lá na saudosa União Soviética ninguém morria voluntariamente, eram sempre obrigados...Eu no mesmo dia enviei uma "carta ao director" do Público que até hoje não foi publicada, reconhecendo que era um pouco , digamos, áspera, mas se os leitores não podem expressar com veemência (sem faltar ao respeito) as suas convicções, onde está a liberdade de expressão? Por isso aqui vai :

"Marcelo Rebelo de Sousa igual a si mesmo". 

O Presidente da Republica (PR) com a sua beatice, ao vetar a lei sobre a eutanásia, mais uma vez demonstrou não ser o Presidente de todos os portugueses mas apenas de ocasionais facções, desta apenas dos católicos mais conservadores e dos comunistas, porque há muitos católicos com posição diferente. Não deixa de ser curiosa esta aproximação entre a direita mais conservadora e os comunistas...  Na Assembleia da Republica votaram contra a lei de regulamentação da eutanásia o CDS, o Chega, o PCP (também na saudosa União Soviética  não se deixava morrer ninguém por vontade própria...), alguns deputados do PSD e uns poucos do PS, mas a maioria inequívoca votou a favor. Se os que votam contra assistissem ao sofrimento de alguém próximo, mesmo com os propalados cuidados paliativos que, a quem está consciente, em nada aliviam o sofrimento psicológico, talvez mudassem daquela opinião sobre o sofrimento salvífico, de que o so0frimento redime -redime o quê? Da perda da dignidade?

É lamentável que em Portugal continue a haver tanto atraso civilizacional e que o PR o encabece. "

Como eu disse, a carta é  áspera, mas a minha irritação por esta hipocrisia e beatice, faz-me escrever coisas mais desagradáveis.

Os tiros no pé do Governo

Na verdade este Governo, começando pelo próprio António Costa, está a rebentar pelas costuras. Costa é incapaz de remodelar o Governo, seja por arrogância, por manhosisse ou simplesmente porque ninguém com credibilidade quer entrar para esta desconchavo, ou um por um misto destes motivos todos.

A demissão do cabrita que agora aconteceu tem como evidência que o tipo não queria mesmo demitir-se, foi empurrado pelo Costa e  certamente por "influencers" do PS, pois a posição daquele homem era insuportável por mais tempo., A desfaçatez com que ele se referia ao acidente com que matou um trabalhador, começando por mentir há tempos ao dizer que o desgraçado atravessou a estrada em obras não assinaladas - veio a Brisa e assegurou que as obras estavam devidamente assinaladas: depois dizendo que era apenas um passageiro do carro,  a empurrar toda a culpa do acidente para o motorista; depois a voltar ao assunto dizendo que um atravessamento da a autoestrada teria que ser averiguado - é preciso ser mesmo patife!

Desde sempre foi um traste, desde a morte do ucraniano no aeroporto de Lisboa, por agentes do SEF - levou meses sem qualquer referência ao caso e só quando a comunicação social levantou de novo o assunto é que veio dar desculpas esfarrapadas. E o disparate continuou, e A. Costa, que é considerado um animal político, está a perder qualidades.  Em vez de remodelarem o SEF naquilo que estivesse mal, decidem extingui-lo - e agora afinal  adiam a extinção porque precisam do SEF devido ao encerramento de fronteiras e às regras de entrar nas fronteiras. É de patetas!

Quando foi dos incêndios há uns anos, demitiram a Ministra da Ad, Interna, Constança Urbano de Sousa, porque ocorreu uma enorme tragédia, mas a culpa nem era dela, a culpa era do Ministro das Florestas que por acaso era também o do Ambiente, que nunca implementou uma política florestal adequada, (aliás o A. Costa foi quem deu a primeira machadada quando era ele o MAI...). E com as tragédias que ocorreram com o Cabrita este manteve-se até ser empurrado, porque a sua desfaçatez era tão grande quanto a incompetência.




















Sem comentários:

Enviar um comentário