segunda-feira, 24 de outubro de 2022

 Notas avulsas

Adriano Moreira

Faleceu Adriano Moreira depois de ter completado, há muito pouco tempo, os 100 anos de vida.  É consensual dizer que era um conservador, mas nem por isso deixou de ter papel importante na definição da democracia.  Lembro-me que teve problemas com Salazar e com os mais extremistas do regime já velho desde a nascença que se chamava Estado Novo, e depois de Abril 74, embora no CDS, não deixou de manifestar uma abertura muito mais ampla até que alguns considerados mais democratas que ele; e era um homem da Cultura, com vastos conhecimentos da nossa História e do pensamento em geral. Se a direita fosse mais inteligente  tê-lo-ia proposto para Presidente da Republica e certamente teria desempenhado com rigor e honestidade intelectual essa  função, e poderíamos ter sido poupados ao Cavaco, ao seu bolo-rei e às mediocridades da Maria.  Aqui fica para memória futura

Chove no Algarve

Há uns 3 dias que chove no Algarve, alternando umas boas chuvadas com horas seguidas de pingue-pingue, mas é muito pouco. Se tivesse chovido razoavelmente em meses anteriores, estas chuvinha acabava por  ser significativa, mas com a extrema seca que aguentamos há meses - e a pouquíssima chuva dos outros anos - pouco mais dá do que para arrebitar a flora do barrocal que estava a entrar em stress.

A "minha" ribeira, a ribeira que passa aqui abaixo da minha casa, é o melhor indicador do estado das reservas hídricas. Só corre quando os aquíferos estão cheios e  então transbordam; por agora nem sequer pequenos poços se avistam.

A guerra suja continua

Não pode haver a mínima indulgência com Putin e a guerra suja que está a empreender; as repercussões mundiais são cada vez mais aflitivas. Agora fala-se em 150 navios que deveriam transportar cereal e  que estão impedidos de navegar  e cumprir a sua missão. Mas que f.d.p é este, o que pensa ele que vai poder mostrar ao mundo com esta loucura?

Claro que é preciso entregar muito mais armas à Ucrânia, para se defender; se o Ocidente entregasse  aos ucranianos uma boa parte da força que na realidade existe, acabavam com o Putin em pouco tempo. E custa a crer que ele seja mesmo tão louco que aproveitasse para usar bombas nucleares, ele é do tempo em que o  KGB  fez quase os impossíveis para evitar que as radiações de Chernobil chegassem Moscovo, inclusivamente fazendo  artificialmente chover a meia distância e com isso forçar as partículas radioactivas a caírem e a não chegarem à capital.   Duvida-se que ele agora tenha capacidade para repetir a proeza - e se caíssem chuvas radioactivas em plena Rússia, bem não se deseja tão mal como esse à maioria ignorante do povo russo que não  tem culpa., mesmo quando apoia a guerra fiado naquilo que lhe impingem. Já estamos fartos de ver coisas dessas pelo mundo fora quando as multidões são galvanizadas para apoiarem os seus chefes mesmo -   os piores ditadores.




Sem comentários:

Enviar um comentário