segunda-feira, 3 de outubro de 2022

 Espuma dos dias

A gente observa o que vai acontecendo pelo mundo e pasma. Todas as gerações tiveram grandes problemas, nós é que pensamos sempre que a nossa é a pior, Mas que acontecem coisas perfeitamente inesperadas e graves lá isso acontecem.

A guerra na Europa

Guerra de palavras, conflitos de relacionamento, eram e são o pão nosso de cada dias entre nações - os imperialismos fazem valer o seu peso, os sentimentos nacionalistas fazem valer o seu, e isto daria para mais divagações. Mas uma guerra insólita na Europa do século XXI. como a que  Rússia da Putin desencadeou contra a Ucrânia, é tão absurda que ultrapassa a nossa compreensão.
Estes últimos episódios protagonizados por Putin são patéticos ; declarou a anexação por pretensos referendos democráticos sobre territórios ucranianos que não ocupa  nem domina na totalidade  e realizou  cerimónias cheias de pompa e circunstância para ter o apoio da população a estes actos heróicos. São actos  típicos das ditaduras.

A partir de agora cria-se a caricata situação: se a Ucrânia, que continua a recuperar parte desses territórios, como a povoação de Lyman, por lá continuar a defender a cidade - está a bombardear território russo; mas se Rússia continuar a bombardear esses mesmos territórios está a atacar territórios seus - com a incrível justificação de que está a defender- se. Já se viu situação mais ridícula?

Cavaco - porque não te calas ?

Cavaco Silva de vez em quando faz prova de vida e escreve artigos ou dá pequenas entrevistas. Agora deu-lhe para criticar os investimentos no Governo, afirmando que devia apostar na ferrovia. Então julga que mais ninguém se lembra do Betoneira Amaral e dos investimentos absurdos feitos em estradas, auto-estradas e tudo quanto fosse betão e nada na ferrovia, que ficou atrasadíssima? A ponte Vasco da Gama é o melhor exemplo: devia ser uma ponte pelo menos também ferroviária e ligar por comboio o  Norte com o Sul, e ficou apenas pelo beto armado para o trânsito automóvel. Porque não te calas ?

Continua a penúria de água no sul

A pouca chuva que caiu no Sul não deu senão ara arrebitar a flora natural e nem chegou para reverdecer os pastos. Continuamos a depender da água da chuva e nem se ouve falar de dessalinização, que não se constrói de um  dia para o outro. Todo o Mediterrâneo vive da água dessalinizada, Em Israel mais de 85% da água consumida é dessa origem até para uma agricultura evoluída- e por cá nem os fundos comunitários dão  ideias ao Governo de encetar o processo, continuamos a gastar a pouca água que temos para incentivar agricultura industrial e nem uma pinga para hortas, culturas alimentares e forrageiras, 

O anacronismo do Irão

Neste século XXI o Islão continua a dar exemplos de atraso civilizacional, contrariando a ancestral capacidade evolutiva e cultural dos muçulmanos, que fizeram da Idade Média cristã um período de grande evolução técnica e científica.

Nos sunitas para lá da aberração de leis em países que poderiam ser avançados, temos os horrores civilizacionais do Afeganistão; e nos xiitas temos o Irão, a velha e grande Pérsia, a matar uma rapariga só porque o véu não lhe cobria todo o cabelo - como é possível que os padres governem com esta força? Manietaram toda a sociedade civil, amordaçam quem quer falar e só porque têm - por enquanto - o poder das Forças Armadas, fazem atrocidades destas!!

Mais uma homenagem a Gonçalo Ribeiro Telles

A Câmara Municipal de Loulé promoveu uma sessão de homenagem a GRTelles, no passado dia 30 de Setembro. Em vez de tantas homenagens, apesar de serem bem indas pelo que significam de recordação, o mais importante seria que as ideias que ele defendeu toda a vida fossem objecto de integrarem as politicas ambientais. em vez desta pantomina que são hoje.


Sem comentários:

Enviar um comentário