quarta-feira, 21 de março de 2018

A espuma dos dias

Estive ausente duas semanas, o que permitiu um certo distanciamento temporário face às questões e questiúnculas da nossa terrinha, e suspendeu as notas deste blogue. Vou retomar a focar alguns casos que saltaram para a primeira linha das novidades.
1- A seca, as chuvas, os incêndios e a floresta- Nestas duas semanas em que estive ausente as chuvas caíram com alguma abundância, o que para já afasta o espectro da seca que traria o caos ao país; mas não ficou nada resolvido em definitivo. Tal como alguns disseram será preciso que haja uns 2 a 3 meses de chuvas abundantes para que os aquíferos e as albufeiras voltem a uma situação de desafogo ; é possível que em Abril e até em Maio ainda venham a ocorrer precipitações com algum significado. Mas veremos se o Ministério da Agricultura ( e teoricamente das Florestas) e o do Ambiente aprenderam a lição à custa de um valente susto; quanto aos incêndios florestais  se o próximo Verão voltar a ser, como as previsões climáticas têm indicado, de altas temperaturas e baixos índices de humidade atmosférica, o risco dos fogos vai manter-se.  Se existisse uma Autoridade Florestal Nacional com a sua estrutura implantada no território que garantisse ao longo do ano a vigilância e assegurasse junto dos proprietários a limpeza adequada dos matos e matas, o risco seria consideravelmente menor. O relatório da Comissão Técnica acabado de entregar parece (parece, pelo menos) apontar nesse sentido. Mas o desmantelamento dos Serviços Florestais  efectuado pelo PS, hoje de novo no Governo, e assumindo  como sua a continuação da política que foi apanágio de Assunção Cristas no anterior Governo, não deixa antever que este PS de hoje faça diferente. O futuro dirá...

2 - A demissão do Secretário Geral do PSD - Porque é que esta gente da política quer ser doutor ou engenheiro à força? Não lhes basta ser o que são se forem dignos e decentes ? Já começa a ser assunto corrente esta dos políticos "adquirirem" títulos universitários. Neste caso, mais uma vez, ter a lata de vir desculpar-se dizendo  que nunca tirou proveito de ser convidado para professor nos EUA, dá para comentar :  então para que colocou esse cargo no currículo !? Ainda por cima querem fazer de nós parvos...

3 - Grandeza e elevação - O Presidente da Republica veio dizer no seu discurso na gala do desporto, que é necessário grandeza e elevação no desporto em geral e no futebol em especial. De boas palavras está  o futebol tão cheio como o inferno de boas intenções.
Se querem devolver alguma decência ao futebol - não sei como é que isso se consegue  mas  comecem  por mandar para a reforma as direcções pelo menos dos tres principais clubes de futebol, que são os primeiros responsáveis pela crispação, baixo nível  e falta de decência que hoje lavram no chamado desporto - rei. Com esta categoria de dirigentes, todos eles sem excepção, não há volta a dar ao primeiro escalão do futebol português, um campo minado de negócios mais ou menos escuros de que nunca se chega a saber a verdade. 


4 - As redes sociais - Está agora a levantar-se  grande celeuma com as peripécias do facebook e só estranho que tenha tardado tanto a surgirem. Quem não pertence ás redes sociais não existe, e eu que não uso nem o facebook nem o twiter não existo... Para mim uma sociedade civilizada tem de regular-se por regras, e a comunicação social tem regras, as quais quando são violadas possibilitam o recurso à justiça.
A mim tanto se me dá que me ataquem, ofendam ou elogiem nas redes sociais que eu não tomo conhecimento disso, se quiserem dizer-me alguma coisa façam-no pelos meios da comunicação social escrita ou audiovisual. O escândalo do facebook agora revelado é apenas mais um sinal do icebergue  que anda por aí à deriva, até que as sociedades se disponham a regular definitiva e eficazmente a internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário