segunda-feira, 26 de março de 2018

Espanha  ? Antes Castela e Catalunha!!
Para mim a Espanha não existe como nação, a Espanha é uma ficção,  uma invenção  de Castela para dominar a Península Ibérica, que era habitada por uma infinidade de etnias, cujas  designações variam com a origem historiográfica que as elenca, como celtas, íberos, celtíberos, lusitanos, turdetanos, astures, galegos, indigetas, sordones, lacetanos, etc.
Quando Roma estabeleceu a sua província da Hispania, achou-a constituída por todas essas etnias. Não era uma nação, era uma região habitada por muitos povos. Com o tempo os povos peninsulares acabaram por se concentrar em algumas comunidades mais coesas, com linguajar próprio, cultura identitária e acumulando tradições seculares, 
No litoral fixaram-se os bascos, os galegos, os lusitanos, os andaluzes e os catalães, ficando os castelhanos a ocupar o centro da Meseta.  Estes, com poucos recursos e sem saída parta o mar, tornaram-se guerreiros, única forma de subsistirem, o que historicamente é comum a  muitos povos conquistadores a quem faltava espaço vital para evoluírem
Castela soube tirar partido de ter de ser atravessada pelos outros povos que entre si quisessem comunicar sem ser pelo mar, criando -se rotas comerciais e guerreiras de fácil acesso ; e através dos casamentos reais entre os titulares dos diversos Reinos que se constituíram, foi cimentando a sua hegemonia, Os Portugueses cedo conseguiram a sua independência que mantiveram  graças a uma vigilância permanente e a várias  guerras  contra a invasão e a ocupação . Os catalães também sempre o tentaram, até em 1640.  Chegaram ser um reino poderoso que governou até na Sicília, criaram a sua republica nos anos 40 que foi esmagada por Franco e este, se a Alemanha tivesse ganho a 2ª Grande Guerra, não deixaria de se voltar também para Portugal .
O que estamos a assistir agora é mais uma vez Castela, com a sua ferocidade e a sua hipócrita ideia de democracia desde que seja a " sua democracia" a espezinhar e a humilhar a Catalunha e os catalães.
Um juiz , por trás do qual se escondem Raroy  e os políticos castelhanos, comanda hoje  toda a política catalã - uma vergonha ; e encontrou noutro país de "excelente polícia colaborante", a Alemanha, o parceiro ideal para fazer aquilo que por exemplo a Bélgica não faria : prender Puigdemon. Castela volta a encher as prisões com presos políticos que não praticaram violência nem distúrbios públicos, que não praticaram nenhum crime de lesa-pátria porque a pátria deles é a Catalunha, anexada à força por Castela em nome da figura histórica  de Espanha.
O sacrifício dos catalães não será em vão; é apenas mais uma  questão de tempo, demore o tempo que demorar.
E relembro mais uma vez  que na Constituição Portuguesa que está em vigor se diz expressamente que Portugal reconhece o direito à autodeterminação e independência de todos os povos e o direito à insurreição contra todos os abusos de poder sobre os povos. E então o que está acontecer na Catalunha não é um legítimo acto de insurreição de um povo que quer ser independente ? A hipocrisia política não tem limites !!

Sem comentários:

Enviar um comentário