domingo, 4 de março de 2018

Meteorologia Popular
O povo sabe provérbios e ditados que se baseiam em séculos de experiência de gerações sobre gerações. A Ciência ri-se desses ditos mas uma coisa é verdade, acertam muitas vezes-  e então em assuntos de meteorologia não se pode dizer que as previsões dos cientistas ( que de resto eu respeito muito e são objecto do meu estudo) sejam mais seguras.
O dia 2 de Fevereiro para além de ser o dia do Regicídio, é no Norte o dia da Srª das Candeias e aqui  no barrocal, para as senhoras velhinhas minhas vizinhas, dia de Stª Maria. E ensinavam isto : Sta Maria a sorrir ( dia de sol), está o Inverno para vir; Stª Maria a chorar ( dia de chuva) está o Inverno a acabar. Garanto que há mais de 20 anos que sigo este ditado e dá sempre, mas sempre, certo. Como eu gosto de colher as favas no tarde, dizia-me a minha vizinha e amiga Tia Inácia, que se esperava pelo dia 2 de Fevereiro e se a previsão fosse  "do Inverno estar para vir" então semeavam-se as favas. E bateu sempre certo.
Este ano, 2018 no dia 2 de Fevereiro esteve um belo dia de sol - e vejam a invernia que tem estado a acontecer !! Os meteorologistas não sabem explicar e por isso dizem que são coincidências - coincidências pelo menos há uns 20 anos que dão certo...

Sem comentários:

Enviar um comentário