terça-feira, 22 de maio de 2018

Um sistema verde contínuo para Faro

Vou escrever sobre Faro mas podia ser sobre todas as cidades algarvias, pois as características gerais são as mesmas. Em regiões mediterrânicas ou meridionais, em que prevalece um clima de bastante aridez, com temperaturas elevadas uma boa parte do ano, a qualidade de vida urbana depende muito da existência dum sistema de espaços verdes que reponha índices de conforto para os  habitantes e seja ao mesmo tempo de fácil manutenção e pouco exigente em água.
O que sobretudo se pede para estas cidades é que disponham de sombras, de arvoredo frondoso e de espaços de lazer - claro que em Faro a presença da Ria Formosa é um factor altamente valorizador das condições de qualidade de vida, mas não é bastante.
Existe um Plano Verde para Faro, realizado por dois arquitectos paisagistas ainda no tempo do Arqº Porfírio Maia como vereador da Câmara Municipal; desse plano apenas creio ter começado a ser criado o Parque Ribeirinho.
Nesse sistema verde contínuo deviam ser incluídos quintais e logradouros privados aos quais algum incentivo fiscal possibilitaria a sua manutenção e não desaparecerem para dar lugar a garagens. As ruas e alamedas arborizadas e os vales das linhas de água que chegam até à  cidade devem enquadrar o sistema; os vales das linhas de água devidamente tratados com caminhos de passeio e vegetação adequada serão os corredores privilegiados para ligar a cidade ao campo ; e em todos os lugares disponíveis - e até alguns que o Município deva adquirir, de acordo com um Plano - é fundamental que se criem pequenos bosques urbanos e periurbanos  com arvoredo que desempenhe aquela função essencial de deixar entrar o sol no Inverno e criar sombra no Verão.
Mais do que relvados e flores que exigem , em grandes extensões, muito consumo de água e manutenção dispendiosa, Faro e as cidades do sul precisam de sombra - e de zonas não pavimentadas onde se possam desenvolver os processos do solo permeável e vivo e onde a infiltração seja favorecida; as  árvores em caldeira deviam ser a excepção e não a regra.
A implementação do sistema verde de Faro pode não dar muitos votos em eleições, mas daria muita qualidade de vida e  satisfação aos farenses e aos visitantes que venham à cidade no tempo de canícula.

Sem comentários:

Enviar um comentário