segunda-feira, 2 de julho de 2018

Afonso Cautela
No passado dia 23 de Junho tinha entrado em coma, faleceu no dia 29 mas eu, por ter estado ausente estes dias, só hoje posso registar esse acontecimento.
Afonso Cautela, jornalista, militante ecologista, poeta, pensador profundo, personalidade reservada mas capaz de rasgos de grande amizade e convivência, foi uma figura ímpar do século XX em Portugal. Fundou o Movimento Ecologista Português, e durante anos e anos alimentou a militância pelas causas ambientais, com uma garra e uma franqueza por vezes desconcertantes mas sempre pelas grandes causas. 
Conheci-o nos anos de 74 e 75, e depois em 76  na luta contra o nuclear, e para mim foi muito importante por me ter transmitido muito dos ideais ambientalistas e ecologistas que  passaram a nortear a minha vida com muito mais fundamento e muito mais empenho  também.
Com o desaparecimento de Afonso Cautela é mais uma página da minha própria vida que se desprende. Não o esquecerei.

Sem comentários:

Enviar um comentário