domingo, 27 de janeiro de 2019

A espuma dos dias
1 - 10 de Junho, o "dia da raça" - O 10 de Junho, que  antigamente por piada grosseira se chamava o dia da raça,  serve para todos os anos realçar as virtudes do povo português e da diáspora que leva portugueses a viverem em todos os cantos do mundo, sempre foi comemorado com pompa e circunstância e têm sido convidados para presidir à Comissão das Comemorações personalidades com substrato intelectual e realce político relevantes.
    Este ano o PR convida para essa função um cronista minorca, jornalista de crónicas que se mete com toda a gente que tenha algum gabarito social para poder sobreviver, pois o seu substrato intelectual é ínfimo. Quer ter piada não tem nenhuma, quer intelectualizar dissertações sobre política e sociedade e só diz banalidades. A intenção de Marcelo Rebelo de Sousa ao nomear um  sujeito de tão baixa craveira, é difícil de entender... Promover a mediocridade ? Dá jeito a quem ?
2 - Somos um povo racista  - Os recentes acontecimentos em Setúbal, Seixal e Lisboa apenas espantam por terem chegado só agora. Cultiva-se a ideia de que os portugueses não são racistas, e faz-se tudo por esconder a realidade : há uma elite e algumas camadas mais cultas da sociedade que efectivamente não são racistas, mas  uma boa parte da população, incluindo gente com formação mas que se posiciona à direita da direita,  é mesmo racista. De resto todos os povos são racistas :  nos africanos existe racismo  entre etnias e claro em relação aos brancos ( este pode entender-se por outras razões), entre os indianos há racismo, quando Mao Tse Tung  invadiu o Tibete disse que o povo tibetano era inferior e teria de  ser "formado" para melhor;   Entre nós não me digam que sou só eu que tenho ouvido  nos cafés,  na rua ou em conversa com gente do povo, o desprezo face aos ciganos ou aos negros; quando agora na África do Sul, que já foi um bastião de racismo branco, surgem movimentos negros  para a expulsão de todos os brancos, é apenas racismo.
     Claro que entre nós existem comunidades  excluídas social e economicamente, como acontece nesses imensos bairros de emigrantes africanos; muitos já são cá nascidos, tem vontade de  serem culturalmente aceites mas que nunca tiveram oportunidades de inclusão social. Por outro lado temos as numerosas comunidades ciganas que essas são culturalmente  resistentes a mudarem de vida; e atitudes de roubo e de comércio enganoso que alguns praticam, basta para que essas características  se generalizem a todo o povo  cigano. Não queremos ser racistas, mas somos como todos os demais povos de todas as etnias...

3 - A extrema direita institucionaliza-seEstávamos a ser uma excepção na Europa, como país sem extrema direita institucionalizada, excepto alguns movimentos neo nazis que se parecem mais com gangs de desordeirtos que movimentos políticos.  Agora começa a ser diferente: surgem os primeiros Partidos  formados a partir de gente que militava nos nossos "democráticos" partidos de direita. Começam a perder o pudor e assumem-se !Só falta agora que pelo menos o CDS, onde a democracia cristã morreu,  deixe de fingir que é do centro direita e se afirme mesmo convictamente que é direita pura e dura - assim o quadro começa  a ficar  mais composto!!




Sem comentários:

Enviar um comentário