domingo, 20 de janeiro de 2019


A  espuma dos tempos
e
a espuma dos dias
Os tempos que vivemos são de perplexidades e de perigos. Todas as épocas, todos os tempos, sempre foram assim, porque isso é inerente à condição humana, mas a organização das sociedades condiciona a forma como ocorrem os factos e as mudanças.  Hoje o mundo tecnológico, a crescente importância da inteligência artificial e em especial as  tecnologias de comunicação que  são também de controle , amplificam e aceleram os conflitos, as estratégias de convivência e domínio - e tornam o mundo ainda mais inseguro.
As chamadas redes sociais, em especial a Facebook e a Twitter, perderam o controle das suas plataformas  e elas são hoje armas poderosíssimas que ameaçam a qualidade de vida dos cidadãos e dos países. Enquanto o mundo não exigir a regulamentação das redes sociais estamos todos mais ameaçados.
- O FBI investiga  se o actual Presidente dos EUA, Trump, terá sido eleito como espião da Rússia - só o poder dizer-se isto já é um absurdo tão grande que brada aos céus!
- O Presidente eleito do Brasil, Bolsonaro, um  proto fascista declarado, foi eleito sem ter posto os pés numa sessão publica de campanha eleitoral -  ganhou as eleições apenas através das redes sociais. Como é que isto pode acontecer ? Que povo é este assim manobrado?
- Nunca como hoje a força do neo liberalismo, através dos poderosos fundos financeiros e das grandes multinacionais, controlaram a vida até dos países aparentemente mais esclarecidos que seriam os europeus. Cada vez se implanta mais a ideia de que não há esquerda nem direita, ou então a esquerda são os grupos extremistas  radicais e países  em colapso como a Venezuela, Cuba ou a Coreia do Norte; e a direita são os movimentos e grupos de direita radical e nazi que também pululam por todo o lado. Isto é a tentativa sempre renovada pelo liberalismo em anular as ideias e dominar tudo e todos pelo omnipresente MERCADO Mas os valores da esquerda e da direita democráticas continuarão a existir nas sociedades pelo menos europeias - porque, quer queiram quer não, é na Europa, mesmo entalada entre a China irredutível de um lado e os EUA inseguros e titubeantes em ternos ideológicos por outro lado, é aqui que se continuarão a desenvolver as ideologias ocidentais, que depois se espalharão, melhor ou pior, por outras partes do mundo.
O tempo das inseguranças e dos equívocos que hoje se vivem na Europa devem-se à incapacidade da esquerda democrática de resistir ao canto de  sereia do liberalismo que atrai com dinheiro, com pompas e circunstâncias, com falsos anúncios de prestigio e endeusamento; os partidos socialistas e social democratas europeus ao aliarem-se em governos com a direita, deram azo a esta falência e foram ao encontro das manipulações liberais. A ausência de partidos ao centro dá lugar à insatisfação das massas populares e ao surgimento da força dos extremos, das franjas à direita e à esquerda. Foi assim  que o nazismo de Hitler chegou ao poder, pois a população esfomeada, sem trabalho e sem perspectivas de futuro, aceitou as propostas de el dourado que o Adolfo prometia. Foi o que se viu depois. E em Espanha e em Portugal, com graus diferentes de gravidade mas o mesmo significado existencial.
-A  falta de valores e a ganância do `êxito e do lucro fomentam (está bem patente em vários sinais da sociedade portuguesa) maus sinais de convivência e  claramente são patentes em vários episódios tristes da comunicação social, Só 2 exemplos da TVI na busca de aumentar audiências que perdeu com a saída da "Cristrna":
- o destaque dado na TVI ao famigerado Manuel Machado, chefe de gangs de extrema direita racista, preso por crimes incluindo pelo assassínio, presente em dois programas, invocando o direito à liberdade de expressão !! Qualquer ideologia, mesmo das extremas, pode dizer o que pensa, mas um criminoso não tem esse direito em democracia, não pode ter os mesmos direitos de um cidadão comum, seja qual for a sua ideologia, de esquerda ou direita,
- a exposição televisiva dos filhos de Barbara Guimarães em litígio com Manuel Maria Carrilho, sem pejo nenhum pela privacidade das crianças. Uma vergonha.
E fico-me por aqui,..


Sem comentários:

Enviar um comentário