quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Piadas...
1 - A regionalização em marcha . O processo de regionalização do Estado já começou e, como tantas vezes acontece, com mais um equívoco. Tres Secretarias de Estado vão ter sede na província e com isso o Governo "simbolicamente" inicia o processo - mas só simbolicamente.
O que é urgente descentralizar são os serviços, as administrações operacionais, incrementando o conhecimento do Pais  fora da óptica do Terreiro do Paço. Agora o Governo governa em Lisboa, na Capital.  Criar gabinetes das Secretarias de Estado na província duplicando os que ficam em Lisboa é só mais uma forma de gastar mais dinheiro no assessório. O essencial era descentralizar os serviços e fixar quadros na província. O resto é  piada...
2 - Politica agrícola e florestal ( já foi...) - O Ministério da Agricultura acha muito bem que as Florestas tenham saído para o Ambiente. A concepção de uma política agroflorestal, que é a essência do sector primário para o território, realmente desde que tivemos um Ministro Jaime Silva na Agricultura e um outro Ministro António Costa  a decidir sobre a sorte dos guardas florestais - estávamos em 2006 - deixou de ser um objectivo nacional. Longe vão os tempos do Prof. Manuel Gomes Guerreiro, do Prof. Gonçalo Ribeiro Telles ou do Prof. Henrique de Barros, para identificar apenas tres dos grandes mestres que tivemos, e que ensinavam o que é a complementaridade da agricultura, da pastagem e das matas .
Com  os yes men que agora chegam aos Governos, não só este mas os últimos que temos tido, o que interessa é o simbolismo : as florestas no Ambiente é o supra sumo da política de fantasia, cortada e afogada  nos seus  vários sectores pela hegemonia das Finanças e completada com a ignorância do que é o ecossistema em equilíbrio. Assim, com as Direcções Regionais de Agricultura sem serviços de extensão rural e sem serviços e instalações de experimentação agrícola estamos, dizem eles, perfeitamente preparados para a Acção Climática e para a Transição Energética.. Como dizia o meu grande homónimo  : "Símbolos ? Estou farto de símbolos... ", Queria era ver acções concretas! O resto são piadas para encantar pacóvios com promessas:  com esses símbolos vão acabar os fogos  rurais, vamos ter uma agricultura adaptada às secas prolongadas que nos esperam no futuro imediato, vamos deixar de ter carência de água potável, etc. etc. Mais uma  piada.
3 - Exclusividade dos médicos no SNS - Desde 2009 que metade dos médicos dos SNS deixou de ter exclusividade,  apesar dos benefícios que essa situação dos clínicos traria para a saúde pública. Foi uma imposição do Governo do PSD/CDS que aceitou sem pestanejar as recomendações (leia-se exigências ) da Troika; mas o Governo da esquerda prometeu reverter as medidas anti-sociais que herdou, mas era só por piada. Embora ainda hoje se ouça dizer a  muitos médicos  que preferiam a exclusividade, e poderem prosseguir uma carreira profissional pública,  isso exige um aumento de 40% na remuneração. Já se está a perceber porque é que também aqui o SNS anda pelas ruas da amargura. Para ser piada é também de muito mau gosto.
4 - O PSD e a situação dos polícias -  A situação dos agentes da Polícia e da Guarda é escandalosa desde sempre. Aquela cláusula de serem os agentes que tem de comprar a seu encargo as fardas e parte do equipamento que usam em serviço, incluindo as algemas (!!) devia envergonhar qualquer Governo.
Mas por piada, no Parlamento, deputados do PSD atacaram o Governo por não resolver a situação. Então já se esqueceram que estiveram num Governo ainda há poucos anos ? Nessa altura o PSD fez alguma coisa para resolver o problema dos polícias ? Vir agora falar nisso com toda a desfaçatez...só por piada !









Sem comentários:

Enviar um comentário