domingo, 30 de abril de 2017

O Ambiente, as ONGs e o Ministério

1 -Ontem. 29 de Abril, decorreu em diversas cidades de vários países do mundo a Marcha pelo Clima, e em Portugal aconteceu em Lisboa, Porto e Aljezur. Eu participei na de Lisboa juntamente com muitas centenas de pessoas que se deslocaram desde o Terreiro do Paço até ao Intendente, onde decorreu uma sessão.

Numa altura em que continuam ataques contra o clima, desvalorizando as alterações climáticas e as suas consequências para a Vida no Planeta  Terra em que vivemos,  é fundamental  motivar e dinamizar as populações para a defesa do Ambiente. E nesta altura em que temos em Portugal um Ministério do Ambiente completamente amorfo em termos daquilo que lhe competia fazer , são as ONGs que mais uma vez têm que assumir o papel de  agitar as consciências e apontar as lacunas da educação ambiental e da participação crítica das pessoas.
Pois ontem em Lisboa estavam diversas ONGs, como a Quercus, a Zero, o Movimento Ibérico Anti-nuclear, a Amnistia Internacional, etc. Não compareceu a LPN- porquê?  Já não existe? Eu que tenho as minhas quotas em dia, começo a questionar-me se vale a pena continuar a pagar essas quotas.

2-O Ministério do Ambiente está muito satisfeito com as condições técnicas  com que vai ser construído o armazém para os resíduos nucleares em Almaraz. É lamentável ver o nosso Governo ajoelhar desta maneira perante o Governo espanhol, fazendo por esquecer que o problema não é o armazém em si, o problema é que com esta construção se vai permitir que a Central Nuclear de Almaraz prossiga por mais 20 anos ( pelo menos). 
Chega de nos atirarem poeira para os olhos !
Quando a população portuguesa acordar para o problema, oxalá não seja tarde demais, em especial todos os milhares de pessoas que estão sob a ameaça da imediata proximidade  da Central e todo o vale do rio Tejo;  nas últimas semanas sabemos de pelo menos duas avarias naquela Central - estão à espera de quê? que a avaria seja fatal?
Senhor Primeiro Ministro, mande o seu Ministro do Ambiente para casa, porque onde ele mexe , em matéria de Ambiente, só sai asneira ( REN, Áreas Protegidas, águas do Algarve...) ou se não quer tirar o taxo à criatura faça-o Ministro dos Transportes ou outra coisa qualquer , que ele fica satisfeito.
Um Governo que se diz de esquerda, apoiado por um Partido Ecologista, tem que dar provas do que é e deixar de fingir que o problema de Almaraz  está resolvido - porque NÂO ESTÁ!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário