segunda-feira, 17 de abril de 2017

Para onde vai a Turquia

Nos anos vinte do século passado Ataturk  fundou a República Turca, depois do colapso do Império Otomano.
Os Otomanos eram um povo nómada que se fixou na Anatólia,aí pelo séc. XI, e foi com Uthman ( de onde deriva o termo otomano) que se formou a primeira dinastia imperial. Foi sempre um povo imperialista e guerreiro, que chegou a dominar uma boa parte da Europa . No norte de África avançaram até à fronteira de Marrocos e é preciso recordar o que muitas vezes é esquecido :  foi graças à batalha de Alcácer Quibir e ao apoio dado por D.Sebastião ao chefe berbere que se opunha ao seu tio, favorável  à entrada dos otomanos, que estes nunca chegaram a entrar neste país  e, possivelmente, a partir de Marrocos enfrentar a Península Ibérica.
Ataturk, moderno para a sua época, instituiu um regime democrático e laico e durante décadas a Turquia foi um farol de progresso no meio da barafunda e do atraso ancestral do mundo islâmico sunita.
Com a chegada ao Poder do actual lidere turco, o Presidente Erdogan, assiste-se a um retrocesso na sociedade turca. com um crescente aumento dos sinais religiosos em todos os sectores da sociedade, e a um apelo crescente à islamização do país. O exemplo vem dele próprio, sendo que a esposa passou a usar véu na cabeça depois da sua primeira eleição - e a tentação autocrática não passou de aumentar. 
Afastada a ideia de uma entrada da Turquia na União Europeia, só resta a um demagogo e ditador potencial voltar-se para o islamismo e apelar aos sentimentos atávicos do seu povo.
Para onde vai a Turquia depende muito da capacidade de resistência dos democratas turcos, pois serão cada vez mais cilindrados pelas medidas autocráticas e brutais de quem não quer perder as rédeas do Poder- e o presente referendo é o primeiro grande passo dado na instituição do poder islâmico absoluto.
A par da teocracia persa,  esta o grande inimigo secular dos sunitas e dos otomanos em particular, a Turquia prepara.se para ser a grande potência sunita do Médio Oriente.
Oxalá eu esteja enganado.

Sem comentários:

Enviar um comentário