terça-feira, 12 de junho de 2018


Mandei esta carta ao Director do PUBLICO, mas não foi publicada, como não havia sido publicada qualquer notícia neste Jornal sobre o falecimento de Vassalo Rosa.   Mesmo o jornal que pratica, em meu entender,  melhor jornalismo, ignora a perda de cidadãos notáveis da sociedade portuguesa  - é o país que temos.
Ex~Senhor Director do PUBLICO

Continuo a comprar e a  ser leitor diário do jornal que V_Ex-ª dirige, porque me parece ser o de melhor jornalismo no nosso País. E por isso estranhei que não tenha sido feita qualquer  referência ao falecimento do Arq.ª Vassalo Rosa. Espero não me ter escapado alguma notícia, mas creio que não. Dão-se notícias com grandes parangonas de banalidades diárias, mas escapa informar o publico de factos tão relevantes como deviam ser por exemplo os que se referem a este notável arquitecto e urbanista.

O Arqº Luis Vassalo Rosa foi um dos mais distintos  profissionais de arquitectura e urbanismo do nosso País, falecido ontem. Nunca teve atrás dele a máquina de macketing  que acompanha outros colegas de profissão, por isso nunca foi uma estrela dos meios de comunicação social. Teve um percurso  sempre ao serviço da coisa publica, entre outros muitos  encargos esteve   na Câmara Municipal de Lisboa, no Gabinete da Área de Sines, no Fundo de Fomento da Habitação onde colaborou activamente com o Arq.º Gonçalo Ribeiro Telles. Não sou a pessoa mais competente para fazer a resenha biográfica de Vassalo Rosa, apenas quero destacar que foi uma pessoa de grande carácter, sempre discreto e de trato simples e afectuoso, e só venho a terreiro nesta missiva porque não vi no Publico qualquer referência a uma tão notável personalidade da vida publica portuguesa. Merece que fique registado o seu falecimento.

Com os melhores cumprimentos

Fernando Santos Pessoa




Sem comentários:

Enviar um comentário