quarta-feira, 20 de junho de 2018

O Monstro
     Os EUA vão aguentar durante muito tempo ainda o - ia dizer animal -  Monstro chamado Trump? Os animais não fazem monstruosidades, actuam pelos seus instintos, mas os homens esses podem ser monstros e actuarem reflectidamente para cometerem monstruosidades. A actuação de Trump e da camarilha de pequenos monstros que, por convicção ou  simples sobrevivência, o acompanham são um sinal deste tempo de insensatez que o Mundo atravessa. 
    73 anos depois da 2ª Guerra Mundial, quando julgávamos ter  destruído os monstros  nazis e a sua ideologia que iam despedaçando o Mundo, vemos surgirem  novos inícios de ideologias  tremendas, nos próprios países e povos que haviam sido vítimas da barbárie fascista e xenófoba ; é afinal como os cancros que, mesmo depois de pensarmos que foram extraídos, deixam metástases e voltam a rebentar. Na Europa. o continente da liberdade, das ideias de progresso social, que mais sofreu  com as políticas da pior extrema direita, começam a despontar focos  desse cancro na Hungria, na Polónia, na Áustria ( !!), em vários países do Leste europeu e agora - pasme-se !! - na Itália.
     Com a actuação de Trump o sismo das convicções democráticas  abala o Mundo inteiro. E faz-nos de novo repetir a velha máxima : a democracia é difícil de conquistar,  é difícil de manter - mas é o melhor de todos os maus sistemas políticos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário