sábado, 17 de julho de 2021

 Monchique está a arder, quem diria !! Plantem mais eucaliptos dentro do Plano do Ministério do (Des)Ambiente para "Transformação da  Paisagem", quanto mais lenha houver melhor arde !

Alterações climáticas e a inconsciência geral dos (H)homens

São homens com letra minúscula, porque face a estes problemas com  que o planeta nos avisa  (não agora, há já umas décadas. pausadamente, só que agora mais depressa....) muitos, incluindo governantes, continuam a proceder como se as guerrinhas entre cada centro de Poder fosse o mais importante das nossas vidas.

Fenómenos extremos na Indonésia, na Antártida, em Madagáscar, tudo longe; depois nos EUA e no Canadá - olá, mais perto ! E de repente vemos dois países "civilizados", aqui à nossa porta,  tecnologicamente equipados, cultural e politicamente evoluídos, com catástrofes inimagináveis - mais de 100 mortes e 1000 desaparecidos na Alemanha, mais de 20 mortes na Bélgica e prejuízos de infraestruturas, casas, agricultura, etc,  de somas monstruosas. Afinal aqui perto - agora já se acredita nas alterações climáticas? - O coro será unânime, claro que acreditamos, claro que faz parte do planos ( quais planos?!...), da nossa retórica.

Não sei se todos repararam mas algumas das imagens das catástrofes do centro da Europa mostraram que havia casas que desapareceram  em leitos  de cheia e havia encostas desprotegidas. afinal as mesmas  causas que estiveram na base de muitas tragédias portuguesas em 1967 e 1983 e nos Açores. A Alemanha foi onde mais cedo se propuseram medidas de ordenamento do território e de correcção de problemas nas bacias hidrográficas e nas linhas de água. Já em 1974 num estágio longo que fiz no gabinete que o Prof. Hans Werkmeister tinha em Bochum, na região do Rhur, esses assuntos estavam na ordem do dia e a ser aplicados. Pelos vistos não foram aplicados em todo o lado.

Transformações climáticas sempre houve, por causas naturais relacionadas com a rotação do planeta, a sua inclinação sobre o eixo vertical e outras causas naturais; mas as alterações climáticas provocadas pela acção do Homem também ocorriam, mas agravaram-se drasticamente com a Revolução Industrial do século XIX, e  daí em diante só aumentaram.  Sempre houve ondas de calor, chuvas torrenciais, períodos de seca, ciclones e tempestades tropicais, mas agora são cada vez mais frequentes e acontecem um pouco por todo o planeta.

Desde há bastante tempo que cientistas em todo o mundo  alertam para a urgência de se travar o processo da deriva climática e convém recordar que em 1988 foi criado pela ONU o Grupo de Trabalho Intergovernamental para a Evolução Climática reunindo especialistas de várias ciências . E não pararam mais os esforços internacionais, a que todos os países aderem sempre "em princípio".

Em 1992 foi criada a Convenção-Quadro das n«Nações Unidas sobre as alterações climáticas; em 1997 foi estabelecido o célebre Protocolo de Kyoto ; em 2016 foi subscrito por praticamente todos os países do mundo o Acordo de Paris  ( que o Trump abandonou...)

Até deram o Prémio Nobel a Al Gore pelas campanhas que ele fez a favor das medidas de prevenção  das políticas que afectam o Ambiente. Para pouco mais que nada.

Especialistas notáveis em todos os países tomaram posição sistematicamente a favor do planeta, o sueco Bert Bolin, o canadiano Maurice Strong, o britânico John Houghton, o indiano Rajendra Pachaun, o sudanês Ismail El Gizouli, o sul coreano Hoesung Lee, o francês Jean Jousei,  o português ( entre outros ) Filipe Duarte Santos - ano após ano a pedirem  que se invertam as políticas dos governos, nem que seja uma de cada vez, começando pelo mais pequeno gesto - e nada acontece .
Em Portugal já foi denunciado, até por mim, a pouca vergonha do uso da água em regadios espúrios no Algarve, em verdadeira economia de casino, as extensões que chegam  a ser criminosas de olival e depois amendoal nas terras alentejanas, a expansão descarada dos eucaliptos quando por outro lado se finge que se tem planos para "reconversão das paisagens" ( veja-se  Monchique...) e as medidas -fantoche de hipotética politica florestal  etc, etc.  Imagine-se por esse mundo fora -  já não será para mim mas os filhos, mesmo os mais velhos e os nossos netos vão apanhar com as consequências das asneiras que hoje se praticam. E se vier uma catástrofe de súbito e de grandes proporções... aqui d'El Rei !!












Sem comentários:

Enviar um comentário