quinta-feira, 8 de julho de 2021

 Hoje Edgar Morin

Edgar Morin comemora hoje. 8 de Julho,  100 anos de uma vida da maior relevância no mundo :   o seu olhar sobre a precaridade dos equilíbrios do Planeta, a suas reflexões sobre os laços entre os vários  grupos da Humanidade e a sua consciência tão claramente explícita sobre dimensão do ser humano, fazem dela uma daquelas vozes que clamam no deserto e que um dia chegará aos ouvidos da multidão, Só esperamos que não leve muito tempo a chegar esse dia.

Sobre o problema israelo-palestiniano, Edgar Morin escreveu :"è a consciência de ter sido vítima que permite a  Israel tornar-se o opressor do povo palestiniano." E, cito de memória , a shoan que significa o destino de vítima do povo judeu, banalizou  todos os outros massacres de outras minorias, deixando aberto o caminho para o apartheid e os gettos de palestinianos.


Disse em tempos o Arqº Nuno Portas que o início da década de 20 - 21, 22, 23 - forneceu uma fornadas de gente memorável, pois para Portugal são dessa  época José Augusto França, Gonçalo Ribeiro Telles, Teotónio Pereira, Fernando Távora, João de Freitas Branco, etc.







Sem comentários:

Enviar um comentário