sábado, 6 de maio de 2023

 Monarquias europeias no século XXI

Em pleno século XXI ainda subsistem algumas monarquias europeias, calmamente, sem espavento, até nos esquecemos delas excepto da monarquia britânica. Dá para perceber que, por uma questão prática, seja mais fácil manter uma casa real sem problemas eleitorais  recorrentes,   onde já bastam  as lutas pelas eleições legislativas e europeias - mas  mesmo assim que a juventude irreverente do seculo XXI continue a encolher os ombros, faz-me impressão. 

Cá na terrinha tem sido uma enchente por causa do novo rei britânico, televisões, e jornais fazem edições especiais e longas  como se a Monarquia nos interessasse muito - creio que a nossa opinião publica  para além daquelas pessoas ( e são muitas...) das telenovelas e histórias cor-de-rosa, está-se nas tintas para os noticiários e não liga. Gostava de saber se por exemplo os jornais aumentaram as vendas com estas edições  "de luxo" ou se as televisões aumentaram as preferências.

Eu ainda dei uma olhadela quando anunciaram pela rádio, que estava a ouvir no escritório,  que era naquele preciso momento que iria ser colocada a coroa na cabeça do Carlos III  (que penou 70 anos para ser rei, hem?). Liguei a Tv no exacto momento e  pasmei com aquela cerimónia que penso será igual à da Idade Média. E fiquei a saber que a coroa é uma cópia fiel ( mas cópia...) da coroa inicial pois o  Cromwell quando implantou a republica derreteu a coroa real  ver se nunca mais  voltava - ingénuo, hem o revolucionário...

Toda aquela fantasia , as mesuras, os gestos programados e iguais através dos séculos, aquelas carruagens com espavento de ouro, afinal dá para que a maioria dos britânicos  (se calhar dos ingleses, os escoceses nem por isso...) continuem a sonhar que ainda  têm o Império e  dominam o mundo. Mesmo com as dificuldades e a decepção do Brexit, não aprendem que o mundo mudou e qualquer dia vem aí a IA que até pode  fazer nascer  um rei sem eles darem que é falso... Oh tempo, volta para trás!






Sem comentários:

Enviar um comentário