Portugal sem Governo à altura...
Eu sempre manifestei a minha condenação de uma maioria absoluta de um só Partido mesmo sendo o PS que poderia fazer a diferença em democracia. O poder corrompe e o PS sempre deu mostras de ser um arrebatador do Poder, pior que em regime de família ( na família há muitas diferenças que vêm ao de cima) em regime de rebanho (onde só algumas "ronhosas" se atrevem a protestar) sendo que tudo se ocupa e tudo se decide para assegurar a "posse do Poder".
Para não fazer uma destas figuras eu, que sempre fui da social democracia, nunca sequer pensei em filiar-me num Partido. De resto a única experiência que tive com um Partido, que ajudei a fundar, correu mal - o que poderia ser uma pedrada no charco ( e foi, até serem atraídos os jacarés que arrebanharam tudo quanto mexia no charco...), o MPT começou inovador e interventivo no melhor sentido e acabou devorado ...
Desta vez António Costa está mesmo entalado. Foi fechando o círculo à sua volta, rodeou-se de boys em que pensava que podia confiar, deixou-os a rédea solta e deu nisto - mas o pior é que é difícil senão impossível atrair pessoas capazes dentro desse círculo e, fora dele, só quem quer o tacho, fazer currículo e deixar a escada para futuros lugares lá fora - pouco importando se é bom ou mau governante. São tantos !!- os que nos anteriores Governos e agora neste entraram e saíram, gente do pior nível, talvez alguns dos melhores pudessem ter ficado dentro- mas diziam coisas demasiado acertadas como Siza Vieira. Outros para certas pastas como o Ambiente e a Agricultura... só mesmo quem não percebe nada do assunto é que aceita tutelar políticas abstrusas naquelas matérias. Depois cá fora ganham "prestígio" até académico - quem diria que o nível de algumas Universidades estaria a chegar aqui...
A gravidade é que, se o beato e sonso do PR não resistir á tentação daquilo a que chama a "bomba atónica", ora temos uma anedota chamada Montenegro ( quando no PSD ainda há pessoas credíveis e capazes) e uns chico-espertos do partido dos liberalistas ( por vezes ao longo da História foram mesmo libertinos) e os tubarões chegas à espera de entrarem para um Governo de "Deus, Pátria e Família", ora temos uma esquerda periclitante.
Se houver eleições antecipadas e o PS for mais votado, deverá ser chamado a formar Governo; mas Passos Coelho foi mais votado em 2015, tentou formar Governo e não conseguiu...
Então terá de fazer uma nova geringonça, só que desta vez espero que um mínimo de vergonha não inclua o PCP. Eu fui apoiante da geringonça anterior, porque nessa altura ...ainda não havia a guerra da Ucrânia e o PCP trouxe algumas medidas sociais relevantes. Mas espero agora que os portugueses se levantem se o PCP for sequer falado para uma coligação, porque a atitude que tem assumido de apoio ao falso czar das Rússias é outra das vergonhas do nosso pequeno teatro caseiro.
Daí PS e BE, o Livre se tiver gente, o PAN, anedótico mas pronto, podem formar uma coligação e salvar a República Portuguesa de voltar a ter, 50 anos depois, outra vez os protofascistas num Governo. Era mesmo só que faltava.
Mas com tanto disparate que o PS anda a fazer, com tanta mentira e jogos de bastidores, a gente pensa se será apenas a ponta do icebergue, ou o que mais andará por aí subterrâneo.
E cá estou eu a lembrar-me da 1ª Republica e do que o meu pai me contava, ele, os meus tios - e o meu avô que fora um dos fundadores da Republica na formação do Partido Evolucionista ( porque detestava os golpes e a deslealdade do Costa ( o Afonso...).
É assustador!!
Sem comentários:
Enviar um comentário